Finados: oração aos que partiram

Túmulo onde os pais de padre Donizete estão sepultados atrai um grande número de visitas

Nesta quinta-feira é feriado de Finados, uma data celebrada desde a idade média, sugerida pelo abade Odilon de Cury, e que é comemorada no dia 2 de novembro na maioria dos países do ocidente.

De acordo com o texto do Me. Cláudio Fernandes publicado no site Brasil Escola, o dia de Finados é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, onde o principal objetivo é relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos e rezar por suas almas. Uma vez que na doutrina católica as almas da maioria dos mortos estão no purgatório passando por um momento de purificação e por este motivo, precisam das orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige.

Com isso, na idade média o Dia de Finados era conhecido como Dia de Todas as Almas, dia que se sucedia ao Dia de Todos os Santos, o qual é comemorado no dia 1º de novembro. O dia 2 de novembro ainda é identificado como uma data para meditar e rezar pela alma dos mortos e todos os anos milhões de pessoas vão até os cemitérios para levar flores e colocá-las nos túmulos.

Túmulos

No Dia de Finados, em várias cidades existem túmulos que são muito visitados pela população, sendo pessoas famosas, religiosas, consideradas milagreiras, santas e entre outras. A Gazeta de Vargem Grande foi até o velório municipal para verificar se na cidade existem túmulos que são bastante visitados. Segundo o informado no Cemitério da Saudade existem duas sepulturas que recebem muitas visitas. Uma delas é a dos pais do padre Donizete, dona Francisca Cândida Tavares de Lima que faleceu em 5 de maio de 1921, e Tristão Tavares de Lima que faleceu dois meses depois de sua esposa, no dia 27 de julho de 1921.

A segunda sepultura bastante visitada é conhecida como sendo do “Menino Milagreiro”, cujo único dado que o velório possui é o ano de sua morte, em 1901. Não se sabe o nome do menino, a idade que tinha quando faleceu e nem quem era sua família.

Procurando por mais informações sobre quem poderia ser esse Menino Milagreiro, a Gazeta conversou com Zezé Miranda, uma das estudiosas da história da cidade, que informou ao jornal que quando era mais nova, sempre visitava o túmulo com sua mãe para fazer orações e que a história sobre o menino que ela conhece é de que no local estariam enterrados dois irmãozinhos que teriam morrido de fome.

Mario Poggio Junior também comentou à Gazeta que rezava com sua mãe no túmulo do Menino Milagreiro, que também ouvia a história de que seriam dois menininhos enterrados no local, mas a causa da morte varia, uns falam que foi raio e outros que as crianças se perderam no mato. Mario também relatou sobre a sepultura da filhinha do escultor Ênio, o qual fez uma casinha para abrigar o túmulo de sua filha e lá colocou os brinquedos da criança.

Visitação
Como o feriado de finados é um dia em que muitas pessoas costumam ir até os cemitérios para visitar os túmulos de seus entes queridos, a Gazeta entrou em contato com a prefeitura para saber qual seria o horário de visitação no dia e também no dia anterior ao feriado. Em nota a assessoria de comunicação informou que neste dia de Finados o horário de visitação nos cemitérios municipais será das 6h até as 18h e que no dia que anteceder as datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e o feriado de Finados, a visitação será das 7h até as 18h. Nos demais dias do ano, as visitações de segunda a sexta-feira permanecem das 7h até às 17h e aos sábados, domingos e pontos facultativos continuam sendo das 8h às 16h.

Missas
Tradicionalmente, no Dia de Finados são celebradas missas nos cemitérios de todo o país. Em Vargem Grande do Sul não é diferente e todo ano neste dia, são celebradas missas no Cemitério Parque das Acácias e também do Cemitério da Saudade.
A paróquia Santa Luzia e São João Paulo II, responsável pelas missas no Cemitério Parque das Acácias, informou que serão celebradas três missas no local. Duas delas serão no período da manhã, a primeira às 7h e a segunda missa às 9h, a terceira será no período da tarde, às 17h.
A paróquia Nossa Senhora Aparecida, que é responsável pelas missas no Cemitério da Saudade, informou que a missa será às 7h30.

Fotos: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui