Enem começa neste domingo

Além dos estudos, Ana Laura se preparou com simulados, folha de exercícios, entre outras

Uma das principais provas para ingresso no ensino universitário, o Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá neste domingo, dia 5 e no seguinte, dia 12, em todo o Brasil. A primeira prova será das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Na outra semana a prova será de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os vestibulandos deverão chegar na escola indicada no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h. Às 13h será o fechamento dos portões. A prova irá começar pontualmente às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Os candidatos deverão apresentar qualquer documento oficial com foto, como Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros. Além de ser obrigatório o uso de caneta esferográfica preta em material transparente. Os vestibulandos poderão levar comidas e bebidas, desde que não sejam alcoólicas.

Será proibido a entrada na sala com qualquer dispositivo digital, lápis, borrachas, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, relógio entre outros objetos, portanto, todos os materiais serão depositados em um envelope que será lacrado, e somente poderá ser aberto após a saída do candidato.

As provas serão finalizadas às 19h no primeiro domingo, tendo a duração de 5h30. Já no segundo domingo, a prova terminará as 18h, tendo duração de 4h30. Os cadernos de prova e os gabaritos serão disponibilizados após três dias úteis depois do último domingo de provas pelo site do Inep: enem.inep.gov.br

Preparação

A aluna Ana Laura Bertoloto, estudante da escola Dom Pedro II, pretende cursar farmácia e irá prestar o Enem pelo terceiro ano consecutivo, para tentar ingressar em alguma faculdade federal ou estadual pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A estudante começou a se preparar para os vestibulares efetivamente a partir do segundo semestre de 2016. Ana Laura refez provas de anos anteriores do Enem, fez simulados online disponibilizados gratuitamente pelo Geekie Games, que tem parceria com o Inep, folhas de exercícios disponibilizadas pelos professores da escola, além de fazer um cursinho que envolve apenas matérias da área de exatas, ministrado pelos professores Beto Barion, Leandro Sangalli e Lucas Esberci.

Ela acredita que o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar no momento de resolução das questões e interferir no resultado. “Espero que eu consiga atingir os pontos que eu preciso para atingir a nota de corte de farmácia, mas o nervosismo atrapalha um pouco”, contou.

Embora a aluna se sinta preparada para a prova, está receosa perante as questões de matemática e literatura, além da redação. A estudante ainda citou alguns assuntos que podem ser tema da redação desse ano. “Sobre o tema, pode ser relacionado a mobilidade urbana, bullying ou perspectivas de família”, falou Ana Laura.

Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui