Prefeitura inicia obras de rede de esgoto na creche D. Zinha

0
1013
Rede de esgoto está quase terminada (foto acima); ao lado, muro da escola foi derrubado em alguns pontos

Inaugurada no final da gestão de Celso Itaroti (PTB), mas sem condições de receber nenhum aluno, a creche Maria Pereira da Fonseca, a Dona Zinha Cordeiro, no Jardim Fortaleza, começa a receber as adequações necessárias para poder atender as crianças de Vargem Grande do Sul.

A creche foi construída em uma área sem instalação de rede de água e de esgotamento sanitário. Na última segunda-feira, dia 6, Itaroti disse na Câmara Municipal, que levou a ligação de água para a unidade, mas que não executou a rede de esgoto por se tratar de uma área particular. Em sua gestão, tentou por duas vezes obter a aprovação dos vereadores para construir uma fossa séptica na escola, mas teve os pedidos rejeitados.

A construção desta creche foi iniciada em 2012, através de convênio e foi concluída no início de 2015. Sua inauguração foi no dia 27 de dezembro de 2016.

A prefeitura iniciou na última semana as obras de interligação da rede de esgoto da Creche dona Zinha Cordeiro com o emissário da rede municipal. A obra foi executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE), que também fez toda a canalização desta rede, ficando de responsabilidade da Construtora HGB Ltda. Epp, através do Contrato 27/2017, a execução dos poços de visita e execução de calçadas com rampa.

Nesta semana, a prefeitura iniciou a construção dos poços de visita. A conclusão dessa obra está prevista em 30 dias. A prefeitura ainda abriu licitação para a recuperação do muro no entorno da escola que teve parte destruída.

A reportagem da Gazeta de Vargem Grande esteve no local e constatou que além da recuperação do muro, a prefeitura ainda terá que substituir muitos vidros quebrados e reparar algumas grades que foram danificadas por vândalos.

Mais vagas

A prefeitura está com licitação aberta para a construção de duas novas creches na cidade pelo Programa Ação Educacional Estado-Município/Educação Infantil (Paem). Uma será construída no Jardim Ferri e outra no Jardim Paraíso II. Cada uma atenderá 150 crianças. Com a conclusão dessas duas obras e o início das atividades da creche D. Zinha, serão 450 novas vagas para crianças na cidade.

Há ainda mais uma creche obtida em 2012 junto ao governo federal, que será construída no Jardim Cristina. Vargem foi contemplada com uma unidade do Projeto Proinfância Tipo B. Este modelo tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos.

Fotos: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui