Encontro do grupo ME(LA)NINA é neste domingo

Meninas do ME(LA)NINA promovem encontro neste dia 19. Foto: Yasmim Manzano

Na tarde deste domingo, dia 19, acontece o 1º Encontro de Crespas e Cacheadas promovido pelas meninas do ME(LA)NINA, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
O encontro será das 13h até as 17h na Praça Capitão João Pinto Fontão e quem comparecer ao evento receberá dicas para ajudar homens e mulheres na aceitação de seu cabelo natural e até mesmo aprender um pouco mais sobre ele. O evento é voltado para o público adulto e também infantil.
Além das dicas das meninas, haverá diversas atividades como pinturas, oficina de turbantes, maquiagem em pele negra e dicas de produto. Também terá palestras e as participações do massoterapeuta Fladimir Paulino e Emanuel Moraes, expondo suas pinturas.
O 1º Encontro de Crespas e Cacheadas também contará com músicas para animar o público presente. O grupo ME(LA)NINA convida a toda a população cacheada e também sem cachos para prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre o projeto.

Semana da Consciência Negra

No Brasil no dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi representou a luta do negro contra a escravidão na época do Brasil Colonial e morreu em combate.
Conforme a Agência Brasil, a criação desta data foi importante porque serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano e de sua cultura na formação do Brasil. Os negros africanos colaboraram muito durante a história brasileira nos aspectos políticos, gastronômicos, sociais e religiosos.
Em várias cidades pelo país no Dia da Consciência Negra é feriado e são feitas diversas atividades. Apesar de Vargem não ter decretado feriado nesta data, uma iniciativa do vereador Wilsinho Fermoselli (DEM) resultou na criação da Semana da Consciência Negra no município, em 2009.
A Semana da Consciência Negra ficou instituída no calendário cultural da cidade para ser realizada todos os anos, na segunda quinzena do mês de novembro.
Na época, o vereador justificou que seria de grande importância a sua inclusão no calendário cultural, e também que fossem instituídas diversas atividades envolvendo a comunidade e as escolas, tais como shows, palestras, teatros, entre outros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui