Prefeitura recebe técnicos que irão revisar o Plano Diretor Participativo

0
882
Representantes da empresa, junto ao prefeito Amarildo e o diretor Tadeu Ligabue. Foto: Prefeitura

O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), juntamente com o diretor do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (DET), Tadeu Fernando Ligabue, recebeu Hayato Hirashima, diretor da empresa Ultra Haus Strategic Solutions, sediada em Belo Horizonte, que estava acompanhado da arquiteta e urbanista Pollyanna Diniz, para discutirem sobre a revisão do Plano Diretor Participativo de Vargem Grande do Sul.
A contratação da empresa foi realizada pela Cantareira Transmissora de Energia S.A, através da Dossel Ambiental Consultoria e Projetos Ltda, e visa atender a uma condição específica da licença expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em contrapartida à instalação das linhas de transmissão de energia elétrica que estão ocorrendo no município de Vargem e outros da região.
Eles vieram comunicar o início das atividades de assessoria técnica na revisão do Plano Diretor Participativo (PDP) de Vargem, que foi aprovado em 2006 e passado dez anos, a sua revisão é necessária de acordo com a Lei 10.257/2001, denominada Estatuto da Cidade. Durante o encontro, Amarildo mostrou-se preocupado com as questões municipais e falou da importância de revisar o Plano Diretor, enfatizou que haja a maior participação possível da sociedade e que o mesmo seja coerente com as necessidades do município e que após sua aprovação pela Câmara Municipal, seja sua aplicação fiscalizada pela população e seus representantes legais.
Todo o trabalho técnico da Ultra Haus será sem custo para a prefeitura, explicou Amarildo, devido ao contrato firmado com a Cantareira. Após a reunião no gabinete realizada na quarta-feira, dia 13, na quinta-feira o diretor do DET, Tadeu Ligabue levou os técnicos para visitar toda a cidade, mostrando seus pontos positivos e negativos, as preocupações da atual administração e o que se espera no desenvolvimento urbano, econômico e social para a cidade nos próximos anos.
Além da empresa Ultra Haus, o diretor, que irá coordenar os trabalhos da revisão do PDP, disse que está aguardando uma resposta das universidades Unifeob e São João de também da PUC de Poços para contribuírem com a revisão do plano. O prefeito Amarildo também deverá editar um decreto em breve, onde constarão os nomes que farão parte da Comissão Gestora, da Equipe Técnica e do Grupo de Acompanhamento dos trabalhos, que deverá ser formado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal.
A apresentação da equipe e o início dos trabalhos da revisão do Plano Diretor Participativo de Vargem Grande do Sul deverão acontecer em reunião a ser realizada oficialmente na primeira quinzena de janeiro do ano que vem. Todas as reuniões de trabalho, as oficinas, deverão ser comunicadas à população para que haja ampla participação democrática nas discussões das políticas públicas, elaboração e implementação das ações do poder público municipal na melhoria da qualidade de vida dos vargengrandenses.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui