Vai viajar? Faça uma faxina na casa e elimine focos do Aedes aegypti

0
569
Mesmo se o tempo fora de casa for curto, é preciso estar atento aos possíveis criadouros; ciclo de reprodução do mosquito é de 5 a 10 dias. Foto: Reprodução Internet

Mesmo se o tempo fora de casa for curto, é preciso estar atento aos possíveis criadouros; ciclo de reprodução do mosquito é de 5 a 10 dias

As chuvas de verão estão chegando junto com as tão esperadas férias, então, antes de cair na estrada, prepare sua casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Mesmo se o tempo fora de casa for curto, é preciso estar atento. O ciclo de reprodução do mosquito é de 5 a 10 dias. Por isso, não se pode relaxar. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor da zika e da chikungunya.
Neste ano, já foram registrados em Vargem Grande do Sul 41 notificações de casos suspeitos de dengues sendo que 7 pacientes foram confirmados. Também foi registrado um caso positivo de chikungunya.
Antes de sair de casa para viajar, certifique-se que a caixa d’água está vedada. Atente-se para vedar galões, poços e tambores. Se sua casa tiver quintal, não deixe garrafas, potes, baldes e pneus ao relento. Se esses itens precisarem ficar na área externa, cubra-os ou – no caso de baldes e garrafas – vire a boca para baixo.
Coloque areia em todos os pratinhos de planta, enchendo até a borda. Se tiver piscina, tampe-a.
Abaixe a tampa dos vasos sanitários. As bandejas do ar-condicionado, geladeira e quaisquer eletrodomésticos devem estar secas. Antes de sair em viagem, faça uma faxina completa na casa e elimine qualquer possível criadouro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui