Aviso do vencimento do IPVA não virá mais por carta

Aviso do vencimento do IPVA não virá mais por carta. Foto: Reprodução Internet

Placas terminadas em 1 terão o vencimento no dia 9 de janeiro

Para que os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo consigam conferir a data de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda: www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, pois a notificação não virá mais por meio dos Correios.
A consulta do valor do IPVA válido para 2018 está disponível desde o dia 20 de dezembro de 2017 e pode ser feita tanto no site da Fazenda, quanto pela rede bancária autorizada para consulta ou pagamento, ou mesmo pelo telefone 0800 170 110. Para isso, é preciso fornecer o número do Renavam e da placa do veículo para que se possa consultar o valor do IPVA.
Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz/SP), a mudança se deu por conta da edição da nova lei do IPVA, em 2008, além de atribuir à sustentabilidade e a diminuição dos extravios. “A Secretaria da Fazenda tem estreitado seu relacionamento com os proprietários de veículos e a migração dos avisos de vencimento do IPVA em papel para o ambiente digital é o próximo passo dessa relação”, divulgou.
“Além de eliminar o risco de extravio de correspondências e contribuir com as boas práticas de sustentabilidade, ao tornar as informações sobre o IPVA disponíveis em ambiente digital, a Secretaria da Fazenda quer que o proprietário de veículos possa se informar e se programar para as datas de vencimento de imposto de uma forma simples, direta e acessível”, emitiu em nota.

IPVA vai ficar 3,2% mais barato

Segundo publicado no dia 30 de dezembro pela Secretaria da Fazenda no Diário Oficial do Estado, a tabela de valores venais teve queda nominal, em média, de 3,2% nos preços de venda realizados no varejo. A análise foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), onde foi realizado uma pesquisa com 11.504 marcas, modelos e versões de veículos diferentes.
Os valores foram baseados no mercado de setembro do ano de 2017 e se dá devido a desvalorização dos veículos como caminhões usados (recuo de 7,15%), ônibus e micro-ônibus (recuo de 4,17%), utilitários (recuo de 4,15%) e automóveis (recuo de 3,19%). A tabela pode ser consultada na íntegra pelo site: www.imprensaoficial.com.br.
Ainda de acordo com a Secretaria da Fazenda, as alíquotas do imposto não tiveram quaisquer alteração. Portanto, os proprietários de veículos que são movidos a gasolina ou a biocombustíveis pagarão 4% de alíquota sobre o valor venal, assim como picapes de cabine dupla; os que são movidos a álcool, eletricidade ou gás, 3%; utilitários, que são os de cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas e quadriciclos pagam 2% e caminhões, 1,5%.

Desconto à vista

As placas de automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, caminhões e caminhões-tratores terminados em 1 terão o vencimento do IPVA para o dia 9 de janeiro, próxima terça. Para quem pagar em cota única, haverá um desconto de 3%.
O valor será dividido em três parcelas, com exceção de caminhões e caminhões –tratores. Portanto, para os proprietários de conduções com placas de final 1 e que optem por não pagar a cota única na primeira parcela, haverá mais duas prestações nas datas nove de fevereiro (segunda parcela ou cota única sem desconto) e nove de março (terceira parcela).
Os proprietários de caminhões e caminhões-tratores também terão como opção na primeira parcela pagarem a cota única com desconto, porém, a segunda parcela será para o dia nove de março e a opção da cota única sem o desconto terá vencimento para o dia 18 de abril, com mais duas parcelas para os dias 18 de junho e 18 de setembro.
As próximas placas a vencer são as com final 2, com data de vencimento para o dia 10, próxima quarta-feira; final 3, com vencimento para o dia 11, próxima quinta-feira e final 4, que vence dia 12, próxima sexta-feira.

Aviso do vencimento do IPVA não virá mais por carta. Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui