Todo o estado é incluso em área de risco de febre amarela

Centro de Saúde e Posto da Vila Polar estão oferecendo a vacina na cidade. Foto: Arquivo Gazeta

O estado de São Paulo foi incluído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na área de risco de febre amarela. O comunicado foi publicado nesta terça-feira, dia 16, e a OMS recomenda a vacinação para quem viajar para qualquer parte do estado.
Procurada pela Gazeta, prefeitura informou que continua com a vacinação a todos os munícipes que ainda não foram vacinados seguindo os critérios do Ministério da Saúde. Para quem pretende ser vacinado contra a febre amarela, é preciso levar o cartão do SUS e a Carteira de Vacinação no Centro de Saúde e na UBS Dr. Edward Gabrioli, na Vila Polar.
De acordo com a diretora municipal de Saúde, Maria Helena Zan, estão sendo vacinadas normalmente as pessoas que procuram os postos de vacinação. “Sendo muito deles, as pessoas que estão passando férias no município”, observou.
De acordo com reportagem do UOL, as recomendações da OMS têm como objetivo alertar aos viajantes internacionais sobre a necessidade de tomarem a vacina contra a doença 10 dias antes de viajarem para o estado de São Paulo. Este posicionamento da organização se deve ao fato de que no estado houve um aumento no número de casos de febre amarela e também de mortes por causa da doença. Antes apenas parte de São Paulo era considerada área de risco de transmissão da febre amarela.
Além do estado de São Paulo, a OMS também recomenda a vacinação para quem pretende viajar para outros estados do Brasil, tais como os das regiões Centro-Oeste e Norte do país, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo, assim como também para partes dos estados da região Sul, Bahia e Piauí.
Do início do ano passado até o momento da inclusão do estado na área de risco, em São Paulo haviam sido registradas 21 mortes por causa de infecção por febre amarela e o número de casos de infecções contraídas dentro do estado chegaram a 40.

Vacinação

No estado de São Paulo a campanha de vacinação com doses fracionadas estava prevista para ter início no dia 3 de fevereiro e ela foi antecipada para o dia 29 de janeiro em 54 cidades paulistas. A vacinação é destinada para pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela.

Centro de Saúde e Posto da Vila Polar estão oferecendo a vacina na cidade. Foto: Arquivo Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui