PM debateu índices criminais

Novo comandante da PM de Vargem, Sg. Lasmar, fez a apresentação dos dados. Foto: Reportagem

A Polícia Militar de Vargem Grande do Sul realizou na última quinta-feira, dia 17, uma audiência pública para divulgar à população as estatísticas criminais do último trimestre de 2017, além das ações realizadas pela corporação na cidade. A audiência foi conduzida pelo sargento Marcos Lasmar, novo comandante da PM na cidade, e contou com a presença do major Carmello, comandante do 24º Batalhão da PM do Interior, do qual Vargem faz parte, e demais policiais e representantes da comunidade vargengrandense.
Lasmar é vargengrandense, mas há anos trabalhava na Capital, onde atuou em unidade como o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), entre outros.”É um privilégio poder vir para a minha cidade, contribuir um pouco pela região”, comentou. Em sua exposição, ele relatou que a cidade possui atualmente, uma população estimada em 42,3 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uma frota aproximada de 26,4 mil veículos.
Atualmente, a PM da cidade conta com uma sede no Jardim Pacaembu, próximo ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE), um efetivo de 21 policiais e uma frota composta por seis viaturas, sendo três carros e três motocicletas.
Com relação aos resultados do último trimestre de 2017, o sargento informou que foram abordadas 3.529 pessoas, número maior do que a comparação com o mesmo período de 2016, quando foram abordadas 2.569 pessoas. Nos meses de outubro a dezembro de 2017 também foram vistoriados 1.478 veículos contra 1.991 dos mesmos meses do ano retrasado. No período de 2017, foram apreendidas seis armas de fogo, contra duas referentes aos quatro últimos meses de 2017. Nesse caso, o sargento observou que em 2016, em uma única ação foram apreendidas três armas de fogo.
Com relação a prisões, foram 67 em 2016, sendo 39 em flagrante e 28 em cumprimento de mandados. Em 2017 foram 47, sendo 34 em flagrante e outras 13 em cumprimento de mandados de prisão. Além disso, no quarto trimestre de 2016 foram apreendidos o total de 0,885 gramas de entorpecente, sendo que nestes meses de 2017 foram apreendidos 2,242 kg de drogas.
Sobre os índices criminais, foi apresentado que nos meses de outubro a dezembro de 2016 e 2017 não foram registrados nenhum homicídio na cidade. Em todo ano passado foram três casos, sendo um em abril, de um morador de Águas da Prata encontrado morto na zona rural e outros dois já esclarecidos, ocorridos em julho.
O número de furtos pouco se alterou na comparação, sendo que em 2016 foram registrados 102 furtos entre outubro e dezembro e 100 neste período de 2017. O número de roubos foi o mesmo: três em 2016 e três em 2017. Com relação a veículos, foram seis furtados e um roubado no quarto trimestre de 2016 e três furtados e nenhum roubado neste período de 2017.
Ao final, o sargento relatou que entre as ações inovadoras desenvolvidas pela PM na cidade estão as audiências públicas, visita a vítimas de crimes graves, as reuniões do Conselho Comunitário de Segurança, além do Proerd.
O Major Carmello elogiou o desempenho da PM de Vargem Grande do Sul, destacou a trajetória do novo comandante da corporação na cidade e lembrou que a questão de segurança pública não é tarefa apenas da polícia, mas de um conjunto de medidas que envolvem a educação, assistência social, auxílios aos jovens na busca pelo primeiro emprego, entre outros.

Novo comandante da PM de Vargem, Sg. Lasmar, fez a apresentação dos dados. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui