Termina o Horário de Verão

Relógios deverão ser atrasados em uma hora. Foto: Reprodução Internet

A 48ª edição do Horário de Verão se encerra às 0h deste domingo, dia 18. Assim, os moradores deverão atrasar seus relógios em uma hora. O Horário de Verão 2017/2018 começou no dia 15 de outubro e teve 126 dias de duração para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
A avaliação do impacto da medida na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, verificada nos estudos realizados no ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostram que a adoção do Horário de Verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico. Os estudos foram avaliados no âmbito do Governo Federal, tomando-se a decisão de manter a aplicação do Horário para o Ciclo 2017/2018 e reavaliação da política para os próximos anos.
O horário de verão foi implantado com o objetivo de economizar energia no Brasil em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Economia

A Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia para Vargem Grande do Sul e outras 227 cidades, relacionou algumas dicas para os consumidores reduzirem o consumo de energia, sem comprometer o conforto:
Nos dias quentes, colocar o chuveiro elétrico na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades, é possível até desligar o chuveiro.
Substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%.
Quando o uso do ar condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas. A dica é programar a função timer para desligar no começo da manhã e configurar para uma temperatura dos 22º, que mantém o ar numa temperatura agradável e não provoca esforço demasiado nos equipamentos.

Relógios deverão ser atrasados em uma hora. Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui