Imposto de Renda pode ser direcionado a ações para crianças e adolescentes

Reunião tirou dúvidas sobre destinação do Imposto de Renda. Foto: Gazeta

Contadores de Vargem Grande do Sul, representantes de entidades assistenciais e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), se reuniram na última terça-feira, dia 20, na Casa da Cultura, com o objetivo de incentivar a destinação do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).
Já há alguns anos, pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do Imposto de renda para o Fumcad. Assim, ao invés deste recurso ir para o governo federal e depois redistribuído para todo o país, ele é direcionado para o fundo, que repassa os valores às entidades assistenciais do município que desenvolvem trabalho junto às crianças e adolescentes.
Conforme a legislação vigente, as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem doar até 1% do Imposto de Renda devido. Já as pessoas físicas devem fazer a declaração em formulário completo e podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido. O repasse pode ser feito por depósito no Banco do Brasil, agência 2763-4, conta corrente 107999-9, CNPJ 19216638/001-92, em nome do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vargem Grande do Sul e informado ao CMDCA através do fone: 3641-9034.
Durante a reunião, a assistente social Maisse Colombo Silva de Paula, do CMDCA, explicou aos presentes o funcionamento do Fundo, as entidades que já receberam os repasses e tirou dúvidas do público.
Os contadores expuseram as dificuldades em persuadir alguns clientes em fazer o direcionamento. Observaram também que muitas empresas optam pelo Simples Nacional, o que inviabiliza a destinação. Com relação às pessoas físicas, eles observaram que é bastante comum esse público optar pela declaração simplificada, o que também dificulta esta destinação. No entanto, eles destacaram a importância deste trabalho e observaram que irão atuar neste sentido.
Por sua vez, as entidades se mostraram otimistas com o aumento que a destinação do Imposto de Renda devido ao Fumcad tem tido a cada ano e também se comprometeram em intensificar as atuações neste trabalho.
O empresário Beto Oliveira, presidente da Associação Setembro, destacou que é necessário conscientizar empresários e pessoas jurídicas a respeito da importância desta destinação e pediu a união de todos para que esse montante aumente ainda mais. A Associação Setembro, por meio de seus membros, realizou no final do ano passado, a destinação de mais de R$ 230 mil ao Fumcad. A distribuição deste valor entre as entidades foi decidido entre as próprias instituições filantrópicas.
Ao final, o prefeito Amarildo colocou a prefeitura à disposição para a elaboração de material informativo sobre a destinação do Imposto de Renda ao Fundo, para aumentar ainda mais a divulgação dessa iniciativa.

Reunião tirou dúvidas sobre destinação do Imposto de Renda. Foto: Gazeta

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui