As escolas municipais deram início neste mês de março, às atividades do Projeto Paz do ano de 2018. Esta iniciativa está no seu 14º ano de realização e já se firmou na rede municipal como um marco de solidariedade e conscientização sobre a importância da promoção da Paz e acolhimento às necessidades dos semelhantes.
O Projeto Paz trabalha os valores de amizade, solidariedade e meio ambiente através de diversas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula e promoção diária de atitudes que expressem paz e respeito ao outro. Como ação concreta, volta seu olhar para as entidades assistenciais de nossa cidade e busca ajudá-las com o que necessitam, como alimentos e produtos de higiene. Cada uma das sete escolas ajudará uma entidade com as doações arrecadadas pelos alunos.
Este ano, a finalização do projeto será no mês de agosto, quando será feita a entrega das doações aos representantes das entidades, que muitas vezes vão até a escola para partilhar com nossas crianças um pouco do trabalho que realizam.
Outra meta do Projeto Paz é a consciência ambiental. As escolas estão desde o início deste ano arrecadando o que chamamos de sucata (latas de alumínio, garrafas PET, papelão, entre outros) que ao invés de ser tratados como lixo a ser descartado na natureza, passam a ser considerados materiais recicláveis com valor agregado, que deixam de poluir para ajudar a quem necessita. Parte da arrecadação de recicláveis será revertida em cestas básicas para famílias carentes da comunidade. O Projeto Paz contempla essa ação direta com o meio ambiente retirando da natureza o lixo e transformando-o em solidariedade.
Desde o ano de 2017 as escolas estão arrecadando os lacres de latas de alumínio para a aquisição de cadeiras de rodas e equipamentos para o Grupo Mão Amiga. No ano passado, a coleta de lacres foi bastante expressiva e foram entregues várias cadeiras e equipamentos à entidade.
De acordo com o Departamento de Educação, toda a população de Vargem pode colaborar na arrecadação dos lacres, que poderão ser entregues em qualquer uma das sete escolas ou nas seis creches municipais.
