Comunidade Cristã celebra a Semana Santa

0
1156
Comunidade Cristã celebra a Semana Santa. Foto: Curta Aqui

Neste domingo, dia 25, tem início a Semana Santa e ela se estende até o domingo, dia 1º de abril. Ela começa com o Domingo de Ramos que celebra o episódio bíblico da chegada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, onde é saudado por seus seguidores com ramos de palmeiras. Na Quinta-feira Santa é celebrada a cerimônia de lava-pés e também a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, segundo os relatos bíblicos. Na Sexta-feira Santa, que este ano será no dia 30 de março, ou Sexta-feira da Paixão, os cristãos lembram a paixão e morte de Cristo.

No Sábado de Aleluia é feita a vigília pascal pela Igreja Católica e nela é lembrada a descida de Jesus à mansão dos mortos. Finalizando a Semana Santa, o Domingo de Páscoa que é considerado feriado nacional no Brasil e é marcado pela ressurreição de Jesus, segundo o catolicismo.

Na paróquia de Sant’Ana no sábado, dia 24, às 19h será celebrada a bênção e procissão de ramos, saindo da Igreja São Benedito e indo até a Matriz de Sant’Ana.

No Domingo de Ramos às 6h30 terá bênção e procissão de ramos na Igreja São Benedito. Missa na Matriz de Sant’Ana às 7h. Às 9h terá missa da catequese com bênção e procissão na Matriz e no mesmo horário, celebração de ramos no Lino Escola e as 19h missa na Matriz de Sant’Ana.

Na segunda-feira, dia 26, haverá o terço da família e no dia 27, terá a missa da saúde às 15h, ambas na Matriz de Sant’Ana. Na quarta-feira, dia 28, terá a Procissão do Encontro às 19h com saída do andor de Nossa Senhora dos Passos em procissão luminosa da rua Floriano Peixoto e o andor de Nossa Senhora das Dores saindo defronte da imagem de São Luiz Gonzaga, no Jd São Luiz. O encontro das procissões será às 20h15 na Igreja Matriz de Sant’Ana.

Na quinta-feira, dia 29, haverá a missa da Ceia do Senhor e lava-pés, às 19h30 na Matriz de Sant’Ana e no Lino Escola. Na Sexta-feira da Paixão, às 15h terá celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo na Matriz de Sant’Ana e no Perobá, e às 19h haverá a Celebração e Descida da Cruz, com procissão luminosa em honra do Cristo Mártir pelo fim da violência na Matriz.

No sábado, dia 31, às 9h solene vigília Pascal na Matriz e às 21h vigília Pascal Néo-catecumenal no Centro Pastoral São Benedito. E no domingo, dia 1º, haverá missa de Páscoa às 7h, missa de Páscoa da catequese às 9h e missa as 19h, ambas na Matriz.

Na paróquia São Joaquim no dia 25 de março, Domingo de Ramos haverá missa e procissão às 8h, com saída da capela São José e chegada na Matriz São Joaquim.

Na terça-feira, dia 27, será a Celebração das Sete Dores na Igreja Nossa Senhora das Dores às 19h30. No dia 28, às 19h terá a Procissão do Encontro, onde o Nosso Senhor dos Passos irá sair da Capela São Francisco e a Nossa Senhora das Dores, sairá da Capela em direção a Capela São José onde será celebrada a missa.

Na quinta-feira, dia 29, será celebrada na Matriz São Joaquim a Missa da Ceia do Senhor e lava pés às 19h30. Na Sexta-feira Santa haverá a celebração da Paixão às 15h na Matriz São Joaquim e no sábado, terá a vigília Pascal às 19h30 também na Matriz.

No Domingo de Páscoa, haverá missas na Matriz São Joaquim às 7h, 9h e 19h.

Na paróquia Nossa Senhora Aparecida no sábado, dia 24, haverá missa na Capela Santo Expedito às 18h30. No Domingo de Ramos terá missa e procissão com saída as 7h da Capela Santa Terezinha e chegada na Igreja Nossa Senhora Aparecida e as 18h, terá missa. E na segunda-feira, dia 26, será feita a celebração de Adoração.

Na terça-feira, dia 27, às 19h30 terá o Terço das Sete Dores de Nossa Senhora. No dia 28, às 19h terá a Procissão do Encontro, com saídas das Igrejas Santa Terezinha e Santa Edwirges e ambas chegando a Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Na quinta-feira, dia 29, será a celebração de lava pés às 19h30 na Igreja Nossa Senhora Aparecida e também na Capela Santo Expedito. Na Sexta-feira Santa, às 15h haverá a celebração de Adoração da Cruz na Nossa Senhora Aparecida e na Capela Santo Expedito.

A vigília Pascal no sábado, dia 31, será na Igreja Nossa Senhora Aparecida às 19h. no Domingo de Páscoa, terá procissão e missa às 5h30 com saído do Cemitério da Saudade e chegada na Nossa Senhora Aparecida, e também haverá missa de Páscoa às 8h.

No Santo Antônio, no sábado, dia 24, às 18h30 terá a Benção de Ramos em Frente à Igreja Matriz Santo Antônio e missa. No Domingo de Ramos às 6h terá Benção de Ramos em frente a Igreja Santa Cecília e missa, às 8h e às 18h terá Benção de Ramos e missa na Igreja Matriz Santo Antônio

Na segunda-feira, dia 26, haverá missa na Igreja Matriz Santo Antônio às 19h. Na terça-feira às 19h será celebrada a missa das Dores de Maria na Igreja Matriz Santo Antônio. Na quarta-feira, dia 28, terá a Procissão do Encontro as 18h45 com saída da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Santa Cecília e da imagem do Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz Santo Antônio, o encontro será no Cristo Redentor e seguirá para a Igreja Matriz Santo Antônio onde será celebrada a missa.

Iniciando do Tríduo Pascal, na quinta-feira às 18h terá Missa da Ceia do Senhor com lava pés na Igreja Matriz Santo Antônio da catequese e às 19h30 também terá Missa da Ceia do Senhor com lava pés. Na Sexta-feira da Paixão, às 5h30 e às 14h30 terá Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz Santo Antônio, e as 15h será a celebração da Paixão do Senhor com comunhão.

No sábado, dia 31, terá a missa da Vigília Pascal às 19h na Igreja Matriz Santo Antônio com batizados. E no Domingo de Páscoa e Ressureição do Senhor, haverá missa de Páscoa na Igreja Santa Cecília às 6h30, missa de Páscoa e batizados às 8h na Igreja Matriz Santo Antônio e missa de Páscoa às 18h na Igreja Matriz Santo Antônio.

Na Igreja Matriz de Santa Luzia e São João Paulo II, no Domingo de Ramos terá procissão e missa às 7h, 9h e às 17h com saída da Igreja São Francisco até a Santa Luzia.

Na terça-feira, dia 27, será a celebração sobre As Sete Dores de Nossa Senhora às 19h30 na Igreja Santa Luzia. Na quarta-feira, dia 28, será a Procissão do Encontro saindo às 19h da igreja São Francisco indo até a igreja Nossa Senhora das Dores.

Nas celebrações do Tríduo Pascal, na quinta-feira, dia 29, terá missa e lava-pés na Igreja Santa Luzia às 15h e às 19h30. No dia 30 de março, Sexta-feira da Paixão haverá Celebração da Cruz às 15h na Igreja Santa Luzia e Procissão do Senhor Morto às 19h30 saindo da Igreja São Francisco.

No sábado, dia 31, às 17h e 20h terá missa da Vigília Pascal na Igreja Santa Luzia. E no domingo, dia 1º, haverá três procissões e missas de Páscoa, a primeira às 7h saindo do Cemitério Parque das Acácias e indo até a Igreja Santa Luzia. A segunda será às 9h e saída também será no cemitério, mas a chegada será na Igreja São Francisco e a última, será as 17h com saída no cemitério e chegada na Igreja Santa Luzia.

Saiba o que irá funcionar nesta Sexta-feira da Paixão

Na sexta-feira, dia 30, os supermercados Ideal, Bela Vista, Marin, Estrela, União e Santa Edwirges não irão abrir. O Sempre Vale funcionará normalmente no feriado, das 8h até as 21h. O Nako funcionará das 7h até as 12h. O Dia abrirá na sexta-feira das 8h até as 14h.

Os bancos não abrem na sexta-feira, dia 30, voltando ao seu horário normal de funcionamento na segunda-feira, dia 2 de abril.

A prefeitura não irá funcionar na sexta-feira. Não haverá coleta de lixo. Serviços como o PPA e a Guarda Civil Municipal trabalharão normalmente. Haverá equipes do Serviço de Água e Esgoto (SAE) de plantão para emergências.

Comunidade Cristã celebra a Semana Santa. Foto: Curta Aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui