Olhos abertos

Vargem Grande do Sul já teve em um passado não muito distante um circuito de câmeras de segurança, que monitoravam as principais vias da cidade. Por falta de investimento, de manutenção, de recursos, ou qualquer outro motivo, o sistema foi sendo desativado. Agora, as câmeras continuam lá, no entanto, sem funcionar.
O que é uma perda muito grande para a segurança pública municipal. Acompanhando as sessões do Legislativo, é possível ver que vereadores como Laércio (PPS) e Serginho da Farmácia (PSDB), entre outros, têm dedicado empenho na retomada do serviço.
Com o avanço da tecnologia, a qualidade das imagens obtidas por essas câmeras tem aumentado e o valor dos equipamentos tem diminuído, se tornando cada vez mais acessíveis. Mas o papel que ela representa na garantia da segurança dos cidadãos é inestimável.
Além de inibir ações criminosas, afinal, pessoas mal intencionadas evitarão praticar delitos em locais com este sistema de segurança, o circuito de câmeras pode auxiliar em muito a ação da polícia em investigações de crimes.
Em um caso recente, o do roubo da lotérica da rua Quinzinho Otávio, as imagens obtidas pelas câmeras do estabelecimento, do comércio vizinho e até de residências próximas foram fundamentais para a apuração do crime. Com as filmagens, a Polícia Civil chegou aos veículos empregados no roubo, às características dos suspeitos e à solução do caso, com a prisão da maioria dos envolvidos.
Neste último final de semana, com o furto das agências bancárias, as imagens já auxiliaram a polícia na identificação do modo de agir do grupo. No entanto, caso as câmeras que existem pelas vias públicas estivessem funcionando, poderiam auxiliar ainda mais no trabalho de investigação.
Com a prefeitura ainda em recessão financeira, a iniciativa privada, que já ajudou na primeira vez que as câmeras foram instaladas, poderia voltar a cooperar com a prefeitura. Lojistas, responsáveis pelas agências bancárias, cidadãos preocupados com a segurança poderiam todos colaborar numa ação conjunta para a recuperação do sistema de monitoramento do Centro e das vias de acesso à Vargem Grande do Sul. Isso garantiria uma cidade mais tranquila e com maior sensação de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui