Balé Cia. do Corpo conquista excelentes resultados em Barueri

As bailarinas Tauane Abreu, Marília de Souza, Júlia Padilha, Julia Nicole, Rayssa Lopes, Duda Micheletto, Fer Roberto, Lavinia Canela, Rafa Lacerda, Laura Garcia, Helô Macedo e Nayla Mortaia. Foto: Arquivo Pessoal

Bailarinas participaram do II RV Baruart Seletiva XI Circuito Nacional de Dança e tiveram três coreografias selecionadas

Realizado pelo Instituto Cultural RV, o II RV Baruart Seletiva XI Circuito Nacional de Dança, tem como objetivo promover Intercâmbio de experiência e aperfeiçoamento técnico artístico, o II RV Baruart Seletiva XI Circuito Nacional de Dança ocorreu de 6 a 8 de abril, no Teatro Municipal de Barueri. A Academia Cia. do Corpo, de Vargem Grande do Sul, participou do evento, considerado um dos mais técnicos e exigentes do país. As bailarinas, com a direção e coreografia do professor André Moreno, mostraram um trabalho minucioso realizado pela academia, conquistando um segundo lugar e dois terceiros lugares, um desempenho muito importante e inédito na cidade.
O evento é tão importante, que em seu último dia, o Instituto Cultural RV, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, realiza a pré-seletiva para a escola de Teatro Bolshoi Brasil.
De acordo com o professor André Moreno, independentemente de quantos concorrentes tiverem cada modalidade, as colocações são exclusivamente pela nota alcançada. Assim, só obtém o terceiro lugar quem tiver nota entre 7 e 8, o segundo lugar entre 8 e 9 e o primeiro lugar, acima de 9. “Isso independe da quantidade de participantes, pois é um concurso pautado na pontuação e não na comparação”, observou.
Nesse contexto, as bailarinas da Cia. do Corpo, que é dirigida por Gisele Sati, foram muito bem. Na categoria Duo Livre Sênior, as bailarinas Tauane Abreu e Marília Souza ficaram em terceiro lugar, com a coreografia Hwey Pachuco. Na categoria Conjunto Livre Infanto Juvenil, a Cia. do Corpo ficou com a terceira colocação, com a coreografia Baiana.
Já na categoria Conjunto Sapateado Infanto Juvenil, as bailarinas obtiveram o segundo lugar com a coreografia Chorus Line.
Os jurados foram a maestra Aracy de Almeida, a primeira professora de balé do Estado de São Paulo a trazer profissionais russos para o Brasil; Éverson Botelho (Beka) bailarino da São Paulo Companhia de Dança e Renata Pavan, bailarina de grande renome internacional e atualmente professora.
“Foi um concurso bem rígido, mesmo. Não obtivemos nenhum primeiro lugar, mas estamos satisfeitos pelo segundo e terceiro, pois vimos o nível bem alto, a categoria do espetáculo, a organização impecável. Isso nos deixa felizes”, comentou André.
Para ele, um dos aspectos mais positivos foi a troca de experiência e a assimilação por parte das alunas. “Elas puderam visualizar e se espelhar em outros elencos, em outros corpos de baile, com maior tempo de estudo. Puderam assistir coreografias magníficas, ver bailarinas lindas”, disse. “Na nossa região não tem, não tem esse espelho. Não conseguem imaginar o que a gente pretende para o futuro e quando a gente participa de um concurso como esses, a gente consegue que tanto as bailarinas quanto os pais enxerguem a grandeza do trabalho que a gente propõe”, afirmou. “Havia companhias maravilhosas de todo o Estado de São Paulo, grupos excelentes, que participam de festivais como o de Joinville. Então o nível estava realmente bem alto. Além do quesito de participar e concorrer, dar a cara a tapa e buscar uma opinião do júri, também teve a troca de experiência e o quesito de vislumbrar um trabalho mais avançado, ver grupos grandes e isso faz com que as bailarinas ganhem motivação”, disse.
“E num concurso desse, com esse júri técnico tão rigoroso, se foi inscrito e se propôs a participar, vai ser julgado com tanto rigor e exigência quanto o profissional”, explicou André. Segundo ele, todo julgamento foi dentro do padrão profissional, mesmo quando apresentado por crianças. “As meninas, de certa maneira, estavam nervosas e ansiosas, pois viram o nível do evento. E mesmo assim, conseguir obter a premiação”, comentou.

As bailarinas Tauane Abreu, Marília de Souza, Júlia Padilha, Julia Nicole, Rayssa Lopes, Duda Micheletto, Fer Roberto, Lavinia Canela, Rafa Lacerda, Laura Garcia, Helô Macedo e Nayla Mortaia. Foto: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui