Turismo

Na quarta-feira, dia 10, às 19h30, na Casa da Cultura, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo com apoio do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) realiza uma audiência pública para apresentar o Plano Diretor de Turismo da cidade. Toda população está convidada a participar para conhecer o projeto que deverá nortear as ações de aprimoramento turístico da cidade.
Vargem Grande do Sul pode se beneficiar em muito com o fomento ao turismo na cidade. E há vários pontos no município que podem ser explorados. Desde o rico passado ligado ao café, com as fazendas na Zona Rural, até com relação ao cinema, afinal foi aqui que o filme mais premiado do cinema nacional, O Cangaceiro, de Lima Barreto, foi gravado.
Em Vargem Grande do Sul, há também o turismo religioso. Foi aqui na cidade que o Venerável Padre Donizetti, que está em processo de beatificação pelo Vaticano, conduziu sua primeira paróquia. Sua devoção à Nossa Senhor Aparecida, motivou a construção da Igreja Matriz de Aparecida, em celebração ao jubileu dos 200 anos do aparecimento da imagem da padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba.
Parte integrante do Caminho da Fé, a cidade acaba de inaugurar a Via Crucis nos 12 km do percurso na área do município e o monumento aos 300 anos do Jubileu de Aparecida. De acordo com os organizadores, cerca de 800 pessoas madrugaram no feriado do Dia do Trabalhador para percorrer a via, demonstrando o papel importante que este marco construído com o trabalho voluntário da sociedade civil já desempenha para Vargem.
Sem mencionar o turismo de eventos, já que aos poucos, a cidade vem retomando festejos importantes, como a Festa do Milho, e mantendo a Festa da Batata, Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana e Festa das Nações.
Enfim, há muito sendo executado, mas é preciso um projeto que direcione esse esforço e potencialize aquilo que Vargem Grande do Sul pode oferecer. Daí a importância do Plano Diretor do Turismo e a participação da comunidade nesta discussão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui