Festa das Nações termina neste domingo, dia 20

0
731
Fotos: Reportagem/Prefeitura

A abertura do evento foi na quinta-feira, dia 17; público pode acompanhar as apresentações ao vivo pela página do Departamento de Cultura no Facebook

Com apresentações que emocionaram o público, a 18ª Festa das Nações de Vargem Grande do Sul teve início nesta quinta-feira, dia 17. A abertura contou com a diretora de Cultura e Turismo, Márcia Iared, e o chefe de Gabinete, Celso Bruno. O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), o vice-prefeito José Roberto Rotta, e demais diretores da prefeitura, como a diretora de Educação, Renata Taú Perroni, da Ação Social, Eva Vilma, também estiveram presentes.
No palco, os atiradores do Tiro de Guerra de Vargem Grande do Sul entoaram o Hino Nacional. As apresentações da primeira noite contaram ainda com o hino da Itália, país homenageado no primeiro dia do evento, ao lado da Rússia. Escolas, academias, clubes, entidades sociais e os cantores e dançarinos do Departamento de Cultura se apresentaram em números musicais e coreografias, que arrancaram aplausos do público presente.
A 18ª Festa das Nações segue neste sábado, dia 19, a partir das 19h e no domingo, dia 20, último dia do evento, começará às 15h30.

Ao vivo

Além das danças típicas de cada país, números musicais e a culinária dos povos representados, uma novidade desta edição é a transmissão ao vivo pelo Facebook, pela página do Departamento Municipal de Cultura. Para assistir basta acessar o link da página do Departamento Municipal de Cultura e Turismo e compartilhar a marcação #18FESTADASNAÇÕES.

A festa

Ao todo, serão 50 apresentações artísticas entre danças e músicas na Festa das Nações 2018. Da festa deste ano participarão as escolas Antônio Coury, Benjamin Bastos, Francisco Ribeiro Carril, Etec, Colégio Integral, Darci Troncoso Peres, Dom Pedro II, Gilberto Giraldi, Henrique de Brito, Mário Beni, Nair Bolonha e Padre Donizetti e também o Tênis Clube, a academia Cia do Corpo, o Grupo Melhor Idade, o Petit, a APAE, o ballet da Associação dos Amigos da Cultura, Ketlyn Becker (dança do ventre), João Artur (grupo de dança de rua), o Grupo de Dança da Cultura e o Grupo de Músicos da Cultura.
São 16 barracas representando diversas nacionalidades e culturas, que estão sob a responsabilidade das entidades assistenciais de Vargem. As barracas Portugal, Grécia e Suíça são representadas pelo Rotary Club; a Itália com duas barracas: Fundo de Solidariedade e Grupo Mão Amiga. A França pela Associação Dom Bosco; as barracas Japão e México dos Curumins da Mantiqueira; as barracas dos Estados Unidos da Associação Amigos da Cultura; a Argentina da APAE; a África do Pais que Amam; a Holanda da Demolay; o Brasil é representado pela Casa de Passagem e Maçonaria.

Cardápio

Na barraca da África está sendo vendido torresmo, mandioca e feijoada. Itália tem fogaccia, polenta frita e com molho, mini pizza e espaguete. O Líbano, do Grupo de Jovens da Sant’Ana oferece quibe, esfiha e charutinho de couve.
Na barraca Brasil I, o visitante pode saborear lanche de pernil e lanche de linguiça e na do Brasil II é vendido arroz carreteiro. Já na França estão sendo vendidos bolo, tortinhas e trufas. Na barraca da Argentina há churrasquinho de tela com pão, farofa e molho chimichurri e bife de chourizo. Na de Portugal, bolinho de bacalhau, caldo verde, pastel de Belém e arroz doce.
Na barraca da Grécia é vendido lanche grego. Na Suíça, fondue e chocolate quente. Já na da Holanda, o visitante pode comprar batata recheada e torta holandesa. Na barraca do Japão, yakissoba, sushi e bifun. A barraca do México vende batidas e a dos EUA, hambúrguer gourmet e batata rústica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui