Renovias oferece exames e consulta gratuita para motoristas

Renovias oferece exames e consulta gratuita para motoristas. Foto: Divulgação

Os motoristas que utilizam a rodovia SP-340 poderão realizar exames e consulta médica gratuitamente na próxima semana através da Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias. O atendimento será realizado de 21 a 25 de maio, das 8 às 17 horas, no Posto RVM, localizado no km 160 da SP-340, em Mogi Mirim. A iniciativa integra o Movimento Maio Amarelo, que tem apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
O coordenador da ação, médico Eli Paulo Colombo Filho, enfatiza que a finalidade da iniciativa é orientar os motoristas, especialmente os caminhoneiros, sobre doenças do coração e também conscientizar sobre a segurança no trânsito. “Além da consulta, os participantes poderão realizar exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que auxiliam no diagnóstico de doenças cardíacas e diabetes”, informa. Também será realizada aferição da pressão arterial pela equipe de Atendimento Pré-hospitalar da concessionária e serviço de corte de cabelo.
Os motoristas receberão ainda cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas e funcionamento do aparelho circulatório. O material contém ainda dicas de alimentação saudável para os caminhoneiros e orientações de ergonomia para evitar dores na coluna.
A cartilha também alerta para a legislação de trânsito e cuidados que os motoristas devem ter, especialmente ao dirigir caminhões. Confira as principais orientações destinadas aos caminhoneiros:
-Manter sempre o caminhão regulado, com atenção especial à parte mecânica, elétrica, pneus, estepe, freios, óleo e água do radiador;
-Aos primeiros sinais de cansaço, o motorista deve estacionar em lugar seguro para descansar. O ideal é realizar paradas regulares a cada duas horas;
-Não utilizar produtos químicos como anfetaminas para evitar o sono;
-Paradas no acostamento devem ser realizadas somente em situações de emergências. As paradas devem ser realizadas em postos de serviço;
-Redobrar a atenção em trechos urbanos, onde é mais comum a presença de pedestres e ciclistas;
-Respeitar as leis de trânsito e a sinalização nas rodovias, especialmente os limites de velocidade;
-Nunca tomar bebidas alcoólicas ou remédios que interfiram na capacidade de controlar o caminhão;
-Manter distância do veículo que segue à frente para evitar colisões traseiras;
-Nunca utilizar o celular enquanto estiver dirigindo;
-Sempre testar os freios antes de percorrer trechos em descida;
-Nunca realizar ultrapassagens perigosas;
-Usar sempre o cinto de segurança.
A Renovias informa que o Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da concessionária está à disposição 24 horas por dia. Para acioná-lo, o motorista deve ligar para o número 0800 0559696 ou usar um dos fones de emergência.

Renovias oferece exames e consulta gratuita para motoristas. Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui