Câmara aprova compra de máquinas

Câmara aprova compra de máquinas. Foto: Reportagem

A Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul aprovou na sessão do dia 18 de junho, com a maioria dos votos, o Projeto de Lei nº 67/18 que permite a contratação da operação de crédito junto ao Banco do Brasil, até o valor de R$ 2 milhões de reais, com voto contrário do vereador Alex Meglorini Mineli (PRB).
O valor financiado será destinado obrigatoriamente para a aquisição de máquinas, veículos e equipamentos que incrementem e otimizem a prestação de serviços desenvolvidos pelo Departamento de Serviços Urbanos e Rurais (DSUR).

Equipamentos

De acordo com o projeto, serão adquiridos um caminhão para varredeira e implemento para varrição, para que seja feita a limpeza urbana da cidade. Além da varredura, o equipamento tem um dispositivo de sucção para limpeza de bueiros; caminhão para compactador de lixo trucado e compactadora de lixo de aproximadamente 20m³, com intenção de substituir um caminhão de coleta que apresenta problemas crônicos de manutenção por um novo com um volume maior de capacidade, reduzindo o número de viagens diárias ao Aterro Municipal; prancha transportadora de máquinas, poupando a deslocação das máquinas que além de comprometer a máquina, ainda perde tempo; vibro acabadora de asfalto e espargidor de emulsão asfáltica, usados para restaurar áreas maiores, onde a operação tapa buracos não é eficiente, porém a massa usada para asfaltar é a mesma da operação, produzidas em nossa própria usina; o oitavo e último equipamento é uma roçadeira para trator com braço e rotação, que permite a poda aérea das árvores.
Inicialmente, a proposta do Banco do Brasil era de cinco milhões de reais, porém a Prefeitura concluiu que dois milhões eram suficientes para a aquisição dos maquinários. O prazo do contrato será de 60 meses, ou seja, o pagamento do financiamento deverá ser feito em cinco anos, com taxa de juros de 10,41% ao ano. O agente financeiro tem até o dia 29 de junho para aprovação final da operação de crédito, que visa incrementar a prestação de serviços, economizar a manutenção, reduzir tempo de execução e ampliar serviços para bairros que estão desprovidos.
O financiamento destinado às máquinas foi aprovado na Câmara Municipal com apenas um voto contrário. O vereador Alex Mineli justifica seu voto dizendo que ainda não acha que seja o momento de fazer novas dívidas e questiona por que a Prefeitura Municipal não usa esse financiamento na área da saúde que está precária.
O vereador Carlos Eduardo Scacabarozi, o Canarinho (PSDB) aprovou o financiamento e disse que a aquisição dessas máquinas é um investimento no município que não pode ser confundido com dívida, já que há uma diferença entre comprar uma máquina e ter que pagá-la, e contrair dívidas para pagar aquilo que era devido, lembrando a dívida da Elektro de cinco milhões de reais parceladas em duas gestões. Segundo o vereador Canarinho, a administração atual ter de pagar uma dívida da administração passada é retirar um dinheiro do caixa geral da Prefeitura que podia ser destinado a exames e remédios, já esse financiamento é destinado apenas para a aquisição dos equipamentos e não pode ser convertido para outra área.
O vereador Alex finaliza dizendo que se esse investimento feito pelo Banco do Brasil fosse destinado à saúde, ele aprovaria. “Não dá para fazermos uma casa começando pelo telhado, precisamos investir primeiro nas coisas mais simples que são mais importantes. Se fosse dois milhões de reais destinados à área da saúde, eu aprovaria na hora e com louvor. Esse empréstimo é específico para a compra do maquinário pois o Banco do Brasil especificou assim, mas há inúmeros empréstimos atendendo a demanda da saúde e ninguém vê. Pra uma pessoa que está doente, que está precisando de um remédio, quase morrendo com um exame marcado há três anos, eu acredito que para ela e para a família dela não faz muita diferença se a rua estiver limpa ou não”, alega o vereador Alex.

Câmara aprova compra de máquinas. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui