Dia da Pizza é nessa terça

Originária da Itália, a pizza dominou o mundo. Foto: Reprodução Internet
Originária da Itália, a pizza dominou o mundo. Foto: Reprodução Internet

Um prato rápido de fazer, que agrada muitos paladares e agrega amigos e família. A pizza é um dos pratos mais democráticos da gastronomia. E apesar de ser italiana de origem, é uma iguaria globalizada, presente nos quatro cantos do planeta. Por toda essa versatilidade, a pizza merece sim uma data comemorativa.
O Dia da Pizza é celebrado no Brasil nesta terça-feira, dia 10 de julho. A data foi instituída por Caio Luís de Carvalho, secretário de turismo em 1985, que escolheu o dia do encerramento de um concurso estadual em São Paulo de grande sucesso que elegeria as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita.
Quando se fala em pizza, o assunto fica tão sério que as pizzarias que seguirem a risca a receita da pizza Napolitana original da cidade de Nápoles, ganham um certificado pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), criada em 1984.
Para obter a certificação internacional de qualidade, é preciso entrar em contato com a AVPN e encaminhar à Itália documentos e três vídeos com o passo a passo da pizza. Feito isso, um delegado da associação é enviado à pizzaria para julgar o prato feito.
Para seguir a regra de Nápoles, a pizza deve ter um diâmetro de até 15 cm, a borda aerada e fofa entre 1 cm e 2 cm, espessura com no máximo 4 mm na base, molho feito de tomate pelado e amassado à mão, a massa precisa ser aberta a mão e fermentada por pelo menos 8h e deve ser macia e elástica, e o queijo precisa ser feito com leite de vaca ou búfala.
O objetivo do certificado da Associação é preservar e espalhar a tradição pelo mundo e caso a pizzaria desrespeite a receita ou o preparo, o certificado é suspenso.

Sorteio

Para celebrar o Dia da Pizza, a Gazeta de Vargem Grande em parceria com as melhores pizzarias da cidade irá sortear pizzas aos leitores e internautas que curtirem a publicação especial sobre a data postada na página da Gazeta no Facebook, pelo endereço facebook/gazetavg. O sorteio será na terça-feira, dia 10. Serão sorteadas delícias das pizzarias Suprema, Por do Sol, Chopperia Estrela do Sul, Braseiro, Varanda, Tênis Clube, SBB, Beira Rio, Paladares Du Cheff e do Supermercado Estrela.

Mas, quando se trata de pizza, a cozinha brasileira solta a imaginação. Das tradicionais mussarela e calabresa, até a iguaria vargengrandense coberta com batata frita. A reportagem da Gazeta saiu às ruas para saber qual a pizza favorita dos leitores.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui