Ação Social encerra curso de educação para o trabalho com jovens

Participantes do curso receberam certificados. Foto: Prefeitura

Os jovens inseridos no Programa Ação Jovem e os atendidos pelo Programa de Atenção Integral às Famílias (Paif) participaram do Programa de Educação para o Trabalho (PET), organizado pelo Departamento de Ação Social através do CRAS “Olga Pereira Fontão”.

Realizado em parceria com o Senac, o programa teve oito módulos e durou cinco meses, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal de jovens, fomentando os princípios cidadãos, a proteção, a garantia de direitos e a minimização das vulnerabilidades sociais. Promover reflexões que favoreçam a análise e identificação de oportunidades para constituição de relações com o mundo do trabalho, para o desenvolvimento de competências, visando o espírito empreendedor, a autonomia, a cidadania e a conexão com o mercado e o mundo.

O curso foi dividido em módulos com os temas: Jovem e o plano profissional; Desenvolvimento individual e interpessoal; Jovem e empreendedorismo para os jovens; Comunicação e sociedade; Jovem e a saúde; mundo corporativo: características e estruturas; Preparando o jovem para o mercado de trabalho; Desenvolvimento pessoal e profissional: planejando o futuro. Os módulos foram ministrados pelos docentes Suelene Sonia de Jezus, Mariana Sorita Menezes e Marco Antônio Gumieri Valério.

Presentes à cerimônia de entrega dos certificados na tarde do dia 28, a diretora de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues; a coordenadora do CRAS, Patrícia Helena Ferreira Quilez; a primeira dama, Maria Aparecida Teijada de Moraes; a assistente social do CRAS, Patrícia Maria Teodoro Ribeiro e Samara Jugni Sartori, Executiva de Contas do Senac.

Coordenadora do CRAS, Patrícia Helena disse que a capacitação dos adolescentes atendidos pelo PAIF para o mercado de trabalho é essencial. “Com informações para acesso e continuidade aos estudos, inclusive sobre bolsas e apresentação de alguns temas com abordagem lúdica complementa a formação, o que torna esse trabalho social riquíssimo para o desenvolvimento individual. Tal ação tendo a parceria do Senac agrega valor ao currículo dos participantes, desta forma, a equipe considerou esse projeto um passo importante para vida profissional dos mesmos”.

Para a diretora de Ação Social, a continuidade de formação é essencial. “Com estas oportunidades, o Departamento de Ação Social cumpre seu papel de colaborar no desenvolvimento, na autonomia do indivíduo, buscando seu protagonismo. Esses jovens levam agora uma grande bagagem e tem um certificado reconhecido nacionalmente que, com certeza, os coloca à frente em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Agradecemos ao prefeito Amarildo que apoia as iniciativas voltadas para a formação e capacitação, a toda equipe do CRAS e do Departamento de Ação Social pelo desenvolvimento do trabalho, ao Senac pela parceria e, especialmente, aos jovens que se engajaram no projeto se dedicaram por cinco meses para essa conquista. Parabéns a todos”, finalizou Eva.

Participantes do curso receberam certificados. Foto: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui