Prédio da Câmara Municipal completou 100 anos

0
103
Prédio foi projetado pelo arquiteto José Speria. Foto: Reportagem

Construído para ser o prédio da Subprefeitura de Vargem Grande do Sul, o prédio que atualmente abriga a Câmara Municipal foi inaugurado no dia 29 de junho de 1918.

Conforme consta no livro que relata a História dos Presidentes da Câmara, escrito por Dôra Avanzi e Zezé Miranda na época em que Totonho Cavalheiro foi presidente do Legislativo, a população vargengrandense no final dos anos de 1910 já pedia a emancipação política do município, que ainda estava preso a São João da Boa Vista.

Em 1908, o então distrito de Sant’Ana de Vargem Grande foi elevado à categoria de Vila, no governo de Lúcio Bernardino da Costa, o coronel Lúcio. Pouco depois, o movimento pela emancipação política começou a ganhar corpo.

Na gestão do subprefeito Belarmino Rodrigues Peres (1916-1921), o assunto é tratado em uma representação, assinada pelos políticos locais e enviada ao Congresso Estadual (Assembleia Legislativa), pedindo a criação do município de Vargem Grande. Conforme apresenta a pesquisa, a necessidade de incorporar as terras dos municípios vizinhos alonga as discussões e adia o sonho da emancipação.

Capitão Belarmino empenha-se em várias obras, preparando a mudança de Vila para município. Em 29 de junho de 1918, ele inaugura o edifício da Subprefeitura com grandes festejos que incluíram uma alvorada, passeata, bênçãos do padre Donizetti Tavares de Lima, sessão cívica e baile.

Na mesma data, inaugura-se também uma galeria de retratos, homenageando os grandes benfeitores de Vargem Grande: João Pinto Fontão, Belarmino Rodrigues Peres, Joaquim Octavio de Andrade (Quinzinho Otávio) e Cândido Libânio. O orador oficial é o professor Benjamin Bastos, que poucos meses depois faleceria, na epidemia de gripe espanhola. Ainda neste dia festivo, são inaugurados os jardins públicos da Praça da Matriz e da Praça da Subprefeitura que, posteriormente, seria Praça Municipal e, depois, Praça Washington Luiz.

A emancipação política de Vargem Grande do Sul foi concretizada no dia 24 de fevereiro de 1922. A Primeira Câmara Municipal de Vargem Grande elegeu Belarmino Rodrigues Peres primeiro prefeito da cidade, em 1922.

Reformas

O projeto do prédio foi feito pelo italiano José Speria, arquiteto que também fez por exemplo o casarão que hoje pertence à família Dutra, na praça da matriz, entre outros da cidad. O prédio foi construído em menos de um ano, sem estourar o orçamento e o prazo.

Durante estes 100 anos da construção, o prédio passou por algumas reformas. No ano de 1969 ele passou por uma adaptação para que fosse recebido o Fórum quando foi instalada a comarca. Em seu pavimento superior funcionava a Câmara e o Fórum, e no inferior funcionavam os departamentos da prefeitura, incluindo o gabinete.

Na presidência de Romualdo Menossi, no início da década de 1990, o forro de madeira ruiu devido a infestação de cupins e foi colocada a laje de concreto. Nesta reforma foi construído um banheiro no pavimento superior e foi retirada a sacada de madeira que ligava os dois pavimentos internamente.

A última reforma na Câmara Municipal foi feita no ano de 2005 por Celso Itaroti, onde foram construídos banheiros masculino e feminino e as janelas de ferro foram trocadas por feitas em madeira, como era originalmente.

Prédio foi projetado pelo arquiteto José Speria. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui