44ª Romaria dos Cavaleiros de Santana será neste domingo

0
598

A Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é uma das maiores expressões religiosas do estado de São Paulo, reunindo milhares de devotos que homenageiam a padroeira Sant’Ana desfilando com seus cavalos, charretes e carros de boi. Mas no começo, há 44 anos, Vargem Grande do Sul não podia imaginar que a primeira romaria que reuniu poucas centenas de fiéis cresceria tanto.

Em uma das entrevistas que concedeu à Gazeta, o ex-prefeito Huber Braz Cossi, que faleceu em 2012, contou que ao tomar conhecimento de uma romaria de cavaleiros realizada em Andradas, organizou um evento semelhante para louvar a padroeira Sant’Ana. Em 1975, a cidade realizava oficialmente a sua primeira procissão de cavaleiros em homenagem à Sant’Ana.

Inicialmente, a festividade religiosa contou com cerca de 400 participantes. Desde então, a Romaria cresceu em número de devotos e de relevância no cenário estadual.

Começo

Conta-se que no ano do início do desfile, vários acidentes graves aconteceram na cidade e um deles tirou a vida de cinco pessoas. Começou a surgir entre os vargengrandenses rumores que a queda do antigo cruzeiro, que já estava podre, seria a causa de tantos infortúnios. O prefeito Huber teria então tido a ideia de providenciar um novo cruzeiro e para transportá-lo da Praça da Matriz até a Praça de Nossa Senhora Aparecida, foi organizado o cortejo, que teve partida da Igreja de Santo Antônio.

Centenas de cavaleiros beijaram as fitas no novo cruzeiro na praça de Aparecida e receberam as bênçãos do padre Celestino C. Garcia. A Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana conta atualmente com milhares de cavaleiros, comitivas de vários municípios, carros de boi, tropas de mulas, charretes e devotos de Vargem e região.

Trajeto

Os romeiros partem da Igreja São Joaquim, seguem pelas ruas Rogério Otero e Antônio Evaristo Barbosa, passando pela Avenida Vereador José Aleixo até a rua Albertina Fernandes do Oliveira seguindo pela avenida Teotônio Vilela, atravessando o viaduto da SP 215. Os cavaleiros seguem pela rua Alcino Alves Rosa, Avenida da Saudade e entram na avenida Walter Tatoni, até a Rua Garcia Leal. Ao chegar na Praça Nossa Senhora Aparecida, os participantes receberão as bênçãos e terão o cruzeiro para o “Beija fitas”. Seguem então pelas ruas Quinzinho Otávio, Santo Antônio e do Rosário, passando pela avenida Hermeti Piochi de Oliveira e pela rua Teófilo Ribeiro de Andrade, até chegar na Praça da Matriz de Sant’Ana, Rua do Comércio encerrando na Praça Washington Luiz onde acontecem as premiações.

Um dos pioneiros da Romaria, Zé do Olinto era o destaque do
cartaz da 3ª Romaria

Show

Em paralelo à saída da Romaria, a dupla Viviane e Rafaela se apresentará no palco da praça. A dupla é de Araraquara e indo na contramão da onda do sertanejo universitário, Viviane e Rafaela apostam na essênciada música sertaneja de raiz, o “modão” caipira. Em seu repertório, tocam Teodoro & Sampaio, Tião Carreiro & Pardinho, Tonico e Tinoco, entre outros clássicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui