Ações visam intensificar vacinação em Vargem

Ações visam intensificar vacinação em Vargem. Foto: Prefeitura

A preocupação com a cobertura vacinal em bebês e crianças em Vargem Grande do Sul é grande e, como foi anunciado na semana passada, o Rotary Club e prefeitura se uniram para uma intensa campanha para a conscientização visando ampliação da vacinação na cidade.

Na tarde do dia 19, o presidente do Rotary Club, Mário Lúcio Malaguti e os membros Cláudio Jorge Machi, Valdecir de Andrade, Faishle Rafael Doval Silva e Nilton César Machado; o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB); a diretora de Saúde, Maria Helena Zan; a diretora de Educação, Renata Regina Taú Perroni e a coordenadora do Cras, Patrícia Helena Ferreira Quilez, se reuniram mais uma vez para tratar da campanha. O objetivo é que todos os setores da prefeitura estejam envolvidos na ação, inclusive da adoção de procedimentos de controle de vacinação, isso o ano todo.

O prefeito falou das preocupações com a imunização e da importância da mesma na vida das crianças. Lembrou do trabalho do Rotary com relação a erradicação da Poliomielite e agradeceu a preocupação com a situação com a queda dos índices vacinais, se propondo a ajudar os órgãos públicos. A diretora de Saúde, Maria Helena também falou do problema da vacinação e necessidade da mobilização para imunizar as crianças. A diretora e o prefeito destacaram a importância do envolvimento dos agentes de saúde nessa campanha. O prefeito observou que o próprio Ministro da Saúde, em reunião com os prefeitos do Conderg na última quinta-feira, dia 26, em Brasília, apontou a importância da campanha e do trabalho dos agentes de saúde

O presidente do Rotary, Mário Lúcio Malaguti, falou do trabalho do Rotary na questão da vacinação e disponibilidade para ajudar a aumentar os índices, resguardando o direito à vida e à saúde das crianças. Para os rotarianos essa é uma missão especial.

Ações e sorteios

Ficou decidida a elaboração de panfleto com todas as datas de imunização e da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo que será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, com o Dia D em 18 de agosto. A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal.

Esta parceria além da conscientização dos pais da importância da vacinação, vai ainda sortear brindes (entre eles 20 bicicletas) às crianças vacinadas. Uma mobilização será feita no Dia D, com distribuição de algodão doce, pipoca e ainda um trenzinho que irá percorrer as unidades onde estarão ocorrendo a vacinação para as crianças. Os rotarianos farão panfletagem, divulgação em rádio e outros meios de comunicação para ajudar a intensificar a Campanha, enquanto os agentes de saúde estarão também visitando as casas e falando da importância e necessidade das vacinas.

Através do Departamento de Ação Social, os beneficiários dos programas como Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Cidadã, Viva Leite, BPC e integrantes do Serviço de Convivência também serão alertados da necessidade da vacinação que é uma das condicionalidades a serem cumpridas para os benefícios não serem suspensos ou excluídos. O Departamento de Educação irá atuar também na cobrança da vacinação, exigindo no ato da matrícula da criança a Caderneta de Vacinação atualizada.

“Acontecerão outras reuniões para afinarmos mais os detalhes dessa mobilização que irá envolver o Rotary e vários departamentos da Prefeitura em prol da Campanha de vacinação das crianças. Desde já agradecemos o empenho de todos que estão apoiando a causa que é essencial para nossas crianças. Esperamos que os pais se conscientizem e que levem seus filhos para receber as vacinas, pois este é um direito da criança, direito à saúde, direito à vida”, disse o prefeito Amarildo.

Ações visam intensificar vacinação em Vargem. Foto: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui