Ação visa aumentar cobertura de vacinação na cidade

0
93
Ação visa aumentar cobertura de vacinação na cidade. Foto: Reportagem

O Brasil já tem mais de mil casos de sarampo. Na última quarta-feira, dia 1º de agosto, o Ministério da Saúde divulgou que ao todo, 1.053 pessoas apresentaram a doença no país até a data, um aumento de 253 casos desde o último anúncio, feito em 17 de julho. O número é o maior desde 1999, quando foram registrados 908 casos.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, atualmente o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo no Amazonas e em Roraima, nas duas situações devido à importação do vírus. Estes dois estados concentram 97% dos casos no país.

A situação é preocupante e mesmo Vargem Grande do Sul não tendo registrado nenhum paciente com sarampo, a prefeitura, em parceria com o Rotary Club da cidade, iniciam uma ação intensa para aumentar a cobertura vacinal no município, que em 2017 ficou em 77% do público alvo.

Na terça-feira, dia 31, o Rotary Club, que é presidido pelo empresário Mário Lúcio Malaguti, realizou uma reunião para debater a questão e ressaltar a importância da imunização das crianças. A iniciativa contou com a participação do prefeito Amarildo Duzzi Moraes (PSDB), a diretora de Saúde, Maria Helena Zan, a diretora de Educação, Renata Taú Perroni, o médico infectologista Marcelo Galotti, o médico anestesista Gustavo Bombini, entre outros. O Rotary convidou ainda representantes de igrejas de várias denominações da cidade, entre outras lideranças.

Mário Malaguti explicou que a preocupação do Rotary com a cobertura vacinal na cidade é grande e lembrou que mesmo antes de assumir a presidência do clube, já havia procurado a prefeitura para iniciar o projeto de intensificação da campanha em Vargem.

Pólio

O médico Gustavo Bombini, que também é membro do Rotary, fez uma apresentação ressaltando o papel da entidade no combate a poliomielite no mundo. Lembrou que o clube iniciou uma ação global no final da década de 1970 para erradicar a pólio no mundo, em uma parceria com a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde. A ação foi realizada também no Brasil, na década de 1980. Na época, o Rotary Club entrou com recursos financeiros para bancar a vacinação de todas as crianças do país por 5 anos.

Assim, com esse esforço global, a pólio está erradicada no país desde 1994. Atualmente, só há casos registrados na Nigéria, Paquistão e Afeganistão. No entanto, Gustavo destacou que a doença só continuará controlada no país caso a cobertura vacinal seja rigorosamente cumprida. Em um vídeo, mostrou os trágicos efeitos da pólio em crianças e adultos e sua alta capacidade de transmissão.

Vacina

O médico Marcelo Galotti também destacou a importância da vacina. Ele comentou que em sua carreira, viu casos de doenças que hoje já são controlados por conta da vacina. Lembrou que na sua infância era muito comum ver crianças com pólio e que esta situação só foi controlada por conta da aplicação de vacinas.

Ele ressaltou ainda a importância da iniciativa do Rotary e prefeitura em intensificar a cobertura de imunização na cidade. Em seguida, expôs os mecanismos de doenças infecciosas e como as vacinas agem no combate a estes agentes.

Prefeitura

Por fim, o prefeito Amarildo elogiou a iniciativa do Rotary Club e informou que a campanha deste ano terá uma série de atividades para garantir o aumento da cobertura que em 2017 ficou em 77% do público alvo, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%

Campanha começa neste sábado

A Campanha de Vacinação tem início neste sábado, dia 4. De acordo com a prefeitura, as doses serão ministradas no Centro de Saúde e também na Unidade Básica de Saúde Edward Gabrioli, na Vila Polar, das 8h às 17h.

De segunda a sexta-feira, as vacinas poderão ser tomadas no Centro de Saúde, e nos postinhos da Vila Polar, do Jardim Dolores e Jardim Paulista, das 8h às 16h.

Dia D

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo será o sábado, dia 18 de agosto. Nesta data, todos os postinhos estarão aplicando a vacina. Somente não estarão abertos as unidades Jonas Milan, no Centro e a do Jardim São José.

Na ocasião, o Rotary Club em parceria com a prefeitura realizará uma série de ações, como distribuição de algodão doce nas unidades. Haverá ainda um trenzinho que fará passeios com as crianças que forem se vacinar.

Além disso, desde o sábado, dia 4, quem procurar os postos de vacinação, receberá um cupom para participar do sorteio de mais de 100 brindes, entre eles cerca de 20 bicicletas. Os cupons serão sorteados no dia do desfile do aniversário da cidade, previsto para ser dia 23 de setembro, um domingo.

Ação visa aumentar cobertura de vacinação na cidade. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui