Romaria de Sant’Ana é tema de exposição

O Departamento de Cultura e Turismo inaugurou na Casa da Cultura, na sexta-feira, 28, a exposição “Memórias da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana”, apresentando diversas fotos, roupas, acessórios, vídeos e depoimentos, relembrando momentos inesquecíveis e pessoas que fizeram história e deixaram sua marca ao longo destes 44 anos de Romaria, que se tornou um dos maiores do Estado no segmento.

De acordo com informações do Departamento de Cultura, em 1974, a Padroeira de Vargem Grande do Sul, Senhora Sant’Ana, ganhou comemoração especial: uma “Procissão Montada”, que começou tímida saindo da Praça de Santo Antônio com algumas centenas de cavaleiros que se estenderam por alguns metros. Eram cerca de aproximadamente 600 pessoas, a maioria da própria cidade e algumas das cidades vizinhas: São João da Boa Vista, Casa Branca, São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama.

Abrindo a Romaria, como é tradição até hoje, seguiam o estandarte de Sant’Ana, a bandeira do Município, do Estado e do Brasil. O padre Celestino C. Garcia e o monsenhor Davi, de São João da Boa Vista, davam as bênçãos aos romeiros e acompanhavam a procissão por todo o seu percurso entoando orações e bendizeres aos romeiros da Padroeira. Atualmente, a Romaria é percorrida por cerca de 5 mil participantes a cada ano, recebendo comitivas de várias partes do país, romeiros da cidade e da região, carros de boi, tropa de mulas, milhares de cavalos, sempre no domingo próximo ao dia da Padroeira Sant’Ana, 26 de julho.

A Casa da Cultura fica à Rua Major Corrêa, 505, Centro. Informações pelos telefones (19) 3641-6199 e 3643-2755.

Exposição conta com quadros e artigos do desfile em louvor à Padroeira. Foto: Reportagem
Exposição conta com quadros e artigos do desfile em louvor à Padroeira. Foto: Reportagem

Exposição conta com quadros e artigos do desfile em louvor à Padroeira. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui