Inaugurada Exposição “Memórias da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana”

Inauguração da exposição contou com a presença do prefeito, da diretora Márcia e de romeiros. Fotos: Reportagem

O Departamento de Cultura e Turismo de Vargem Grande do Sul inaugurou na noite de 28 de setembro, na Casa da Cultura a Exposição “Memórias da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana”.

A sala de exposição itinerante foi montada com painéis explicativos dos primeiros idealizadores do evento, fotos históricas das primeiras Romarias, desde 1975 até os dias de hoje. Fotos dos integrantes da comissão organizadora, julgadora, amazonas, rainhas, princesas, madrinha dos peões, figuras folclóricas, trajes típicos, troféus, camisas das primeiras edições, utensílios utilizados pelos cavaleiros, como arreios, chapéus, baldrames, reios, o famoso berrante, etc.

Expositores com os pertences dos pioneiros do evento: José Roberto de Souza (Zé do Olinto), Rubens Claro Ribeiro “Rubão” e outros.

O espaço Jack Ronc, com alguns quadros pintados por ele e uma homenagem com os vários cartazes da Romaria que ficaram eternizados na memória do povo vargengrandense, também fez parte do evento.

No auditório, a diretora de Cultura Márcia Iared recepcionou as famílias dos pioneiros da Romaria, juntamente com os convidados, quando foi exibido um vídeo histórico que emocionou a todos. A cantora Alessandra Araújo interpretou o Hino de Santana, com letra composta por Márcia Ribeiro Iared. Houve vários depoimentos sobre as curiosidades da organização da Romaria.

João Maurício de Andrade, por muitos anos presidente da Comissão Organizadora, discorreu sobre as dificuldades de se organizar as primeiras Romarias. Luís Carlos Prates, Clóvis Aparecido de Mello e Gregório Pasquini também contaram fatos que enriqueceram os registros do evento, pois a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é considerada a terceira maior Romaria do Estado de São Paulo.

Ao final, no estilo “acampamento tropeiro”, no espaço externo do prédio da Casa da Cultura, Marcelo Ranzani no acordeon, Toninho Carvalho e João do Deco no berrante, animaram o encontro.

“Agradecemos a todos que colaboraram para que este momento registrasse a história deste evento inspirado na nossa alma tropeira com à devoção à Nossa Senhora Sant’Ana”, disse Márcia.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 11h e da 13h às 17h, na Casa da Cultura: Rua Major Correa, 505, Centro.

Contribuição

A Gazeta de Vargem Grande também colaborou com a exposição. Em seus 37 anos de circulação, o jornal só não participou da cobertura do evento em 1981, pois a primeira edição da Gazeta é de setembro, dois meses depois da realização da Romaria.

Durante todos estes anos, foram publicadas centenas de páginas com reportagens especiais sobre a festa da Padroeira Sant’Ana, entrevistas com centenas de romeiros e milhares de fotografias do cortejo de cavaleiros.

Muito desse material embasou a pesquisa para a exposição. Além disso, o jornal enviou aos organizadores dezenas de digitalizações de fotografias do acervo da Gazeta para fazer parte de tão importante mostra e que foram escolhidas pessoalmente pela diretora Márcia Iared em visita à redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui