Oportunidade perdida

Com galeria vazia, vereadores discutem o orçamento para 2019. Foto: Reportagem

Uma peça orçamentária de R$ 127 milhões, um microfone para se debater propostas, mas pouquíssimas pessoas dispostas a contribuir de fato. Esse pode ser o resumo da audiência pública realizada na última terça-feira, para debater o orçamento de Vargem para o ano que vem.

Numa época em que nunca se falou tanto sobre política, sobre participação, não havia ninguém participando de fato da discussão sobre o futuro de Vargem Grande do Sul. Apenas sete vereadores, a imprensa e servidores da própria Câmara.

Nem aqueles que tanto gritam na Internet, que tanto cobram do poder público se apresentaram. E temas muito importantes foram tratados, como reajuste dos servidores, obras que serão realizadas, déficit habitacional, saúde, a problemática dos animais abandonados.

Há sim uma série de obstáculos, como por exemplo a não obrigatoriedade do prefeito em cumprir as emendas propostas. Porém, o primeiro passo é começar a participar, entender como funciona esses mecanismos e depois passar a lutar por um orçamento realmente participativo no município.

Nesta terça-feira, dia 30, haverá mais uma oportunidade. A segunda audiência pública para debater o orçamento será às 19h, na Câmara. Vale a pena perder o episódio da novela, deixar o jantar preparado de antemão, ir direto do trabalho para a sede do Legislativo para participar de um momento tão importante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui