Horário de Verão tem início nesse fim de semana

0
640
Relógios deverão ser adiantados em uma hora. Foto: Reportagem
Relógios deverão ser adiantados em uma hora. Foto: Reportagem

O Horário Brasileiro de Verão tem início às 0h deste domingo dia 4 de novembro. Os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir das 0h.

Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer (MDB) assinou um decreto adiando o início do Horário de Verão de outubro para novembro devido às eleições.

O Horário de Verão é adotado por todos os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante o verão e a primavera, com o objetivo de ajudar no racionamento de energia elétrica, já que nesse período a luminosidade dos dias é mais longa, diminuindo a demanda do consumo de energia das 18h às 21h

A data atual coincide com o primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Ministério da Educação (MEC) pediu mudança para dia 18 de novembro para não confundir os candidatos. O governo negou e manteve o início para esse domingo, dia 4.

O Horário de Verão terá duração de 105 dias, com encerramento às 23h59 de 16 de fevereiro de 2019, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

Confusão

O adiamento do início do Horário de Verão de outubro para novembro causou confusão nos internautas. No início da madrugada do dia 21 de outubro, os celulares e computadores mudaram automaticamente de meia-noite para 1h da manhã.

Uma semana antes, os celulares da operadora Tim já haviam ativado o Horário de Verão. No dia 21, o problema afetou celulares de várias operadoras e computadores.

Dicas

A Elektro, concessionária que atende Vargem Grande do Sul, reforça a importância do consumo consciente durante o horário de verão e lista uma série de dicas para reduzir o consumo, sem comprometer o conforto dos clientes.

No caso de chuveiros elétricos, a empresa sugere nos dias quentes, colocar na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades, é possível até desligar o chuveiro.

Outra dica é substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%.

Quando o uso do ar-condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas. A dica é programar a função timer para desligar no começo da manhã e configurar para uma temperatura dos 22º, que mantém o ar numa temperatura agradável e não provoca esforço demasiado nos equipamentos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui