Painel 17 de novembro de 2018

Mais Médicos

A decisão do governo de Cuba em deixar o programa Mais Médicos após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ter afirmado que condicionaria a continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos e a liberdade para trazerem suas famílias causou grande apreensão. O governo de Cuba informou que decidiu sair do programa citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Governo Federal

Na manhã da sexta-feira, dia 16, o Ministério da Saúde divulgou uma nota à imprensa afirmando que se reuniria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a definição da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital. A proposta de edital visa selecionar profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. A seleção de profissionais brasileiros será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.

Em Vargem

Vargem Grande do Sul aderiu ao Mais Médicos na gestão de Celso Itaroti (PTB) e recebeu oito profissionais do programa vindos de Cuba, que passaram a atender nas unidades básicas de saúde do município. Atualmente, o Mais Médicos em Vargem conta com seis médicos cubanos e dois brasileiros.

Eleições da Câmara

Ao que tudo indica, Felipe Gadiani (PTB) caminha com certo favoritismo para voltar a presidir a Câmara. Além disso, a falta de coesão entre o grupo que poderia eleger um outro nome facilita ainda mais o caminho de Felipe. Se persistir esse racha, o grupo poderá perder mais uma vez a presidência da Mesa Diretora.

Limpeza

O vereador Wilsinho elaborou recentemente ofício á prefeitura solicitando a limpeza de bueiros nas proximidades da baixada do Rio Verde. Esta semana, uma equipe do DSUR iniciou o serviço em bocas de lobo das ruas São Pedro e Carlos Bovo. O vereador, que acompanhou o trabalho, afirmou ter ficado bastante preocupado com a quantidade de lixo que os servidores tiraram dos bueiros.

Tapiratiba

O vice-prefeito de Tapiratiba, José Sebastião Gonçalez (PSB), conhecido como Zé Mala, morreu aos 46 anos, na quarta-feira, dia 14, vítima de um infarto fulminante. Zé Mala havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e estava se recuperando em casa após uma cirurgia. Nascido em São José do Rio Pardo, ele era vice de Luiz Antônio Peres (PPS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui