Vargem celebra Semana da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, na próxima terça-feira, 20 de novembro. A data foi instituída em 2003 e muitos municípios passaram a adotar o dia como feriado municipal desde 2011.

A data escolhida faz referência ao dia da morte do Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou para preservar a vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir. O Dia Nacional da Consciência Negra visa reconhecer a contribuição dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade.

Em Vargem Grande do Sul, apesar de não se tratar de feriado municipal, a cidade celebra a Semana da Consciência Negra desde 2009, após um projeto de lei de iniciativa do vereador Wilson Luís Fermoselli Ronqui (DEM), sendo aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e recebendo a sanção do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), em seu primeiro mandato.

A semana está inclusa no calendário cultural e escolar, como forma de inserir a sociedade na importância da valorização da data. Leia mais na página C3 desta edição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui