Advogado Márcio Aliende Rodrigues é eleito presidente da OAB de Vargem

Os advogados da Chapa 1: Flávio Fioretti, Felippe Gonçalves, Daniela Rabelo e Márcio A. Rodrigues. Foto: Reportagem

A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil aconteceu nesta quinta-feira, dia 29. Em Vargem Grande do Sul, a chapa eleita foi a liderada pelo advogado Márcio Aliende Rodrigues.

O mandato será de três anos, de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2021. Na 123º Subseção, em Vargem Grande do Sul, a votação aconteceu na Casa do Advogado da OAB, à Rua do Rosário. Atualmente, a OAB de Vargem é presidida pelo advogado Rodrigo Molina.

A Chapa 1, nomeada “Classe Unida, Advocacia Valorizada” tem como presidente Márcio Aliende Rodrigues; como vice-presidente, Daniela de Barros Rabelo; como secretário geral, Felippe Moyses Felippe Gonçalves; como secretária adjunta, Luciana Siqueira Daniel Guedes e como tesoureiro, Flávio Graciano Fioretti.

A Chapa 2, liderada pelo advogado João Felipe, teve sua inscrição indeferida. Conforme o apurado pela Gazeta, a Comissão Eleitoral da OAB de São Paulo indeferiu o registro da chapa, após analisar que o advogado não cumpria com requisitos necessários.

À Gazeta o advogado João Felipe disse que já havia ingressado na Justiça no decorrer das eleições e feito questionamentos judiciais com relação a determinações da comissão eleitoral. “Que nós entendemos que são inconstitucionais e não adequadas à legislação pertinente. Até o horário comercial de quarta-feira, estava tudo ok, não tínhamos recebido nenhum comunicado”, ponderou. “Até que o comunicado da comissão eleitoral foi feito na calada da noite, via e-mail, determinando a retirada da nossa chapa”, afirmou João. Para ele, este foi um ato arbitrário e desestabilizou o pleito eleitoral.

Ele ressaltou ainda que já havia tomado providências anteriores. “E além delas, também tomamos previdências sobre esse fato do horário da comunicação. Feriu o amplo direito de defesa e agora aguardaremos o pronunciamento judicial, vamos respeitar a lei, que pode por via de consequência eventualmente anular as eleições”, disse.

Votação

Os advogados vargengrandenses tiveram a oportunidade de votar até as 17h da quarta-feira. Os votos para a eleição estadual da OAB eram registrados em urna eletrônica. Já os para a subseção de Vargem, em cédulas de papel.

Ao todo, a chapa 1 recebeu 124 votos. Também foram registrados 15 votos em branco e 9 nulos, de um total de 148 votos.

Projetos

Márcio é filho do decano da OAB de Vargem, Antônio Carlos do Patrocínio Rodrigues, o conhecido Lin, que também já presidiu a Ordem na cidade, e da professora Nathália Aliende Rorigues. Ele e a esposa Letícia tem uma filha, Maria Luiza.

Em entrevista à Gazeta, ele comentou sobre seus proejtos. “Pretendemos fortalecer e aprimorar as Comissões, especialmente a Comissão do Jovem Advogado e da Mulher Advogada, além de estreitarmos ainda mais o relacionamento com o poder Judiciário e Ministério Público local”, afirmou. “Pretendemos dar sequência nas melhorias já iniciadas na Casa do Advogado e Sala do Fórum, promovendo ainda cursos e palestras aos advogados”, comentou.

Ele falou ainda sobre o que considera ser alguns desafios. “Com certeza serão muitos, contudo a defesa das prerrogativas se apresenta como um dos maiores”, disse.  Sobre como vê o papel da OAB na sociedade vargengrandense, Márcio destacou a relevância do órgão. “A OAB, além de representação da classe dos advogados, tem o dever constitucional de desempenhar um papel de representação da sociedade civil, na defesa da Constituição, do estado democrático de direito, na fiscalização do poder público e na defesa do meio ambiente. Assim sendo, o que posso dizer é que estaremos atentos e agiremos incontinente quando necessário”, disse.

“Por fim, em nome de todos os integrantes da diretoria eleita gostaria de agradecer imensamente o apoio recebido de todos os advogados e advogadas que confiaram em nós”, afirmou.

Os advogados da Chapa 1: Flávio Fioretti, Felippe Gonçalves, Daniela Rabelo e Márcio A. Rodrigues. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui