Homem tem suspeita de febra maculosa

0
965
Placas alertam sobre risco de carrapatos na barragem. Foto: Reportagem
Placas alertam sobre risco de carrapatos na barragem. Foto: Reportagem

Em Vargem Grande do Sul, um homem está com suspeita de ter pegado febre maculosa, doença transmitida pela picada do carrapato estrela. O paciente já está em tratamento, mas ainda não há confirmação do caso.

A prefeitura informou à Gazeta de Vargem Grande que o município não é considerado área transmissora de Febre Maculosa, porém é considerado área pré-disposta, em virtude das inúmeras capivaras que habitam a barragem Eduíno Sbardelini e que são hospedeiras do carrapato. Contudo, a prefeitura ressaltou que não há comprovação sorológica nos animais da presença da bactéria transmissora da doença.

A prefeitura comunicou que já foi realizado na barragem pela Vigilância Epidemiológica e Sucen, um levantamento acarológico sobre dos carrapatos existentes no local, e foi confirmada a presença de várias espécies desses parasitas, inclusive possíveis vetores da doença. Assim, desde a época deste levantamento, a prefeitura afixou no local, placas de alerta à população quanto ao risco da doença.

“Uma observação importante a se fazer é que a Vigilância em Saúde trabalha com dados oficiais, quando notificados por profissionais de saúde, após suspeita diagnostica e solicitação de exames oficiais para comprovação das enfermidades. Isto é, a informação de qualquer suspeita de  doença de notificação compulsória obrigatória necessita chegar a Vigilância em Saúde de forma oficial e não de forma oficiosa”, ressaltou o Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui