Salpicão agridoce

Imagem Ilustrativa

Chef Giovana Botelho

“Seja bem vindo dezembro, o mês do ano. Quando o assunto é Natal já sabemos que teremos a família toda reunida, mesa farta e presentes. Toda família sempre faz aqueles pratos clássicos na ceia, que não pode faltar, e um deles na minha família é o Salpicão de Natal, que conheço desde a época em que estava na barriga da mamãe. Então, resolvi apostar nessa entrada leve, refrescante e a cara do Natal (sem uva passas), que cai muito bem a qualquer hora. Desfrutem e boas festas!”

Salpicão Agridoce

Ingredientes: 1 peito de frango grande cozido e desfiado. 1 talo pequeno de erva doce fresca cortado em brunoise (cubinhos), 1 talo pequeno de salsão fresco cortado em brunoise, 1 alho poró fresco cortado em Julienne, 1 maçã verde sem sementes e sem casca cortado em cubos médios  (deixe de molho no limão para não escurecer). 100gr de damasco desidratado cortado em cubos médios, 100gr de nozes quebrados grosseiramente, sal e pimenta a gosto, 1 lata de creme de leite sem soro, 500gr de maionese, 400gr de batata palha, 1 cenoura média ralada fina e azeite quanto baste.

Modo de preparo

Em uma panela aquecida coloque duas colheres de sopa de azeite, alho poró até dourar, acrescente as nozes, cenoura ralada fina e mexa até a cenoura começar a murchar, na sequência acrescente o peito de frango desfiado mexa e coloque o sal e pimenta. Deixe esfriar.

Enquanto esfria você vai preparar a segunda parte da receita:

Misture a maionese com o creme de leite, salsão, erva doce fresca, maçã escorrida, damasco, uma pitada de sal, pimenta e 4 colheres de sopa de azeite. Misture bem!

Terceira etapa:

Após esfriar os ingredientes que levou ao fogo, misture tudo junto e acerte o sal e a pimenta. Coloque em uma travessa e finalize com batata palha por cima.

Tempo de preparo: 2 horas. Rendimento: aproximadamente 15 porções. Nível: fácil

Imagem Ilustrativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui