Bolo de Nozes da Kau Zamora

0
880

 

Uma das principais confeiteiras de bolos da cidade, Kau Zamora enviou à Gazeta de Vargem Grande, uma receita para um delicioso Bolo de Nozes.

 

 

 

Pão-de-Ló: 2 1/2 xícaras de chá de açúcar; 2 1/2 colheres de sopa de farinha de rosca, 250g de nozes moídas, mais 50g inteiras ou pela metade para decorar e 8 ovos

 

Modo de Preparo: Passo 1: Separe os ingredientes e pré-aqueça o forno a 180oC. Unte a forma com manteiga e papel manteiga e farinha de rosca (unte também o papel manteiga). Peneire as gemas e triture as nozes em um liquidificador ou processador (é para ficar em pedaços pequenos e não virar farinha…)

Passo 2: Bata as claras em neve até atingir picos firmes (faça o teste de levantar a batedeira para verificar). Logo na sequência, coloque o açúcar, bata para formar um merengue francês.

Passo 3: Acrescente as gemas (peneiradas). Fazemos isto por segurança já que o bolo leva muitos ovos. Bata bem.

Passo 4: Misture a farinha de rosca na massa, com cuidado, usando uma espátula de silicone. Acrescente as nozes, em algumas etapas (3 a 4). Misture bem, com cuidado para não perder o aerado do bolo.

Passo 5: Leve para assar em 180oC, por 35 minutos. Retire e cubra com papel alumínio (sem vedar) isso auxilia que ele não murche muito, um pouco ele murcha, é normal.

Passo 6: Quando estiver frio, acerte o bolo na superfície (para que fique bem reto). Se seu bolo formou uma barriga invertida pois murchou e as laterais ficaram mais altas que o centro, pode nivelar, cortando os excessos das laterais. Para não cortar demais, retire somente a lateral mesmo e use a massa destas laterais para encher o centro, prensando levemente. Seu bolo vai ficar perfeito.

Recheio e Cobertura: Ganache de chocolate branco: 750g de chocolate branco para cobertura, 300ml de creme de leite fresco.

Modo de Preparo: Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria. Depois acrescente o creme de leite fresco. Refrigere em seguida, por 2 horas. Na hora de rechear, mais 50ml de creme de leite fresco para dar o ponto, e bata na batedeira para ficar com uma consistência mais leve. O bolo deve ser todo coberto, em cima e laterais e recheado para que você possa iniciar. Salpique nozes em cima do bolo e enfeite ao seu gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui