Bolo Natalino da Denyse Balarin

0
652

“A Ceia de Natal é um momento de união das famílias. Muitas vezes, temos três e até mesmo quatro gerações celebrando o nascimento de Cristo. As conversas são alegres e as amizades se renovam. Sem contar a explosão de sabores das comidas tradicionais dessa época”, disse Denyse Balarin.  Professora do curso Cozinhando com a Dê e a grande mãezona de toda a família, Denyse escolheu para esta Edição Especial um saboroso Bolo Natalino.

Bolo Natalino

Ingredientes: 3/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas, 125 g de cerejas em calda escorridas e picadas, 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas secas, picadas, sem caroço, 1/2 xícara (chá) de uvas-passas pretas, 1/2 xícara (chá) de nozes picadas, 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente, 3/4 de xícara (chá) de açúcar, 4 ovos, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1/2 xícara (chá) de leite condensado, frutas cristalizadas, nozes e cerejas para decorar

Glacê: 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro, 3 colheres (sopa) de leite, 2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno à 150ºC. Em uma tigela misture as frutas cristalizadas, as ameixas, as cerejas, as passas e as nozes com 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo. Reserve. Em uma tigela grande bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura fofa. Adicione os ovos, o fermento, a farinha e o leite condensado. Bata na batedeira até ficar homogêneo. Acrescente a massa as frutas secas reservadas. Coloque em uma forma de furo central (22cm de diâmetro) untada e polvilhada com açúcar e, se tiver alguma bolha de ar, bata em uma superfície até que saiam. Leve para assar por 45 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe uns 30 minutos na forma. Desenforme e deixe esfriar completamente. Misture os ingredientes do glacê e decore o bolo com colheradas dessa mistura e espalhe por cima as frutas secas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui