Rotary Club de Vargem celebrou seus 50 anos

Homenagem aos membros fundadores. Foto: Rotary Club

O Rotary Club de Vargem Grande do Sul celebrou seus 50 anos de atividade no município com uma bela cerimônia realizada a noite da sexta-feira, dia 14, no salão do Centro Pastoral São Benedito. A solenidade contou com representantes de Rotarys Clubs da região, autoridades municipais e muitos rotarianos em um clima de celebração e companheirismo. O presidente do Rotary Club de Vargem Grande do Sul, Mário Lúcio Malaguti e sua esposa Sirlei, recepcionaram os convidados para a festiva, que também celebrou o Natal.

O protocolo foi conduzido pelo rotariano Cláudio Jorge Machi, que convidou os rotarianos que compuseram a mesa de autoridades, como Mário e sua esposa, o governador do distrito Euze Denófrio e sua esposa Maria da Graça, o prefeito Amarildo e sua esposa Maria, representantes do Rotary de São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Poços de Caldas, além do governador eleito para o próximo período, Sebastião e sua esposa Elizabete.

Coube ao empresário José Luiz Morandin contar a história do Rotary em Vargem aos presentes. Ele lembrou da fundação do Rotary na cidade, citando o empenho dos fundadores em reunir um grupo de vargengrandenses que se destacavam em vários segmentos para compor o clube. Recordou ainda do empenho de Michel Halla na criação do Rotary na cidade.

Para tanto, o clube de Vargem foi apadrinhado pelo Rotary de Poços de Caldas, com a contribuição de Chafik Frahya, cunhado de Nabil Zarif. Com 34 companheiros, foi fundado o clube de Vargem, segundo reportagem publicada em 2015 pela Vargem em Revista.

No dia 10 de dezembro de 1968 foi elaborada a ata de fundação do Rotary Club de Vargem Grande do Sul, com Michel Halla como presidente, Antônio Terra, vice, Cesare Babboni, primeiro secretário, Flávio Iared, segundo secretário, Anísio Abdalla, primeiro resoureiro, José Silva, segundo tesoureiro, Antônio Longuini Neto, protocolo, Ivo rodrigues, protocolo auxiliar, Nabil Zarif, como vogal, além de outros membros, como Eduino Sbardellini, Edward Gabriolli, Paulo Ribeiro da Silva e Hermeti Piochi de Oliveira.

José Luiz Morandin também destacou o papel das senhoras da Casa da Amizade em todas as ações realizadas, os eventos solidários feitos ao longo da história, como o Chá Beneficente, que arrecada recursos para entidades. Comentou ainda sobre a participação do Rotary na criação da Festa da Batata e outros eventos importantes da cidade. Recordou também os Bailes das Debutantes, na SBB, que eram muito admirados em toda região.

Além disso, ressaltou a atuação do Rotary junto à comunidade, com campanhas de ação de prevenção à Dengue, da ação internacional de combate a Pólio, ao programa de bolsas de estudos que beneficiam muitos estudantes, entre outros. “O Rotary em Vargem deu certo, porque começou com princípios certos, com pessoas certas e trabalho para a comunidade”, afirmou. Ao final, lembrou a principal característica do Rotary, que é o companheirismo.

O prefeito Amarildo também destacou a atuação do Rotary nas campanhas da cidade e sobretudo o companheirismo e a amizade entre os membros. Márcio Aliende Rodrigues leu um texto de seu pai, o advogado Lin, que não pode estar presente.

O rotariano Paulo Ribeiro, um dos fundadores do clube na cidade, fez uma oração aos presentes. O presidente Mário ainda lembrou a importância das ações do Rotary na cidade, ressaltou o lema do clube, que é “dar de si antes de pensar em si”. “É gratificante fazer parte desta história”, comentou.

A cerimônia ainda homenageou aos fundadores do Rotary presentes na cerimônia, como Francisco Andrade, Paulo Ribeiro, Domingos Marti, e Reneu Zamora, representando seu pai. Em seguida, todos os rotarianos que presidiram o clube de Vargem também foram homenageados. “Aos companheiros que sejam firmes para levar adiante nossa história”, afirmou Mário.

A professora Maria Rosa Campos de Andrade ainda leu um poema aos presentes e ao final, para celebrar o clima de Natal, o senhor Paulo Ribeiro cantou “Noite Feliz” juntos dos convidados. Ao final, o tradicional “Parabéns a você”, acompanhado de um brinde aos 50 anos do Rotary de Vargem Grande do Sul.

Ex-presidentes do Rotary Club de Vargem também receberam homenagens. Foto: Rotary Club
Homenagem aos membros fundadores. Foto: Rotary Club

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui