Mobilidade urbana

0
717

Mais uma vez a população tem a oportunidade de participar das decisões e planejamento do futuro de Vargem Grande do Sul. No dia 22 de janeiro, segunda-feira, será realizada a audiência pública para o debate do Plano de Mobilidade Urbana, promovida pelo Departamento Municipal de Segurança e Trânsito (Desetran).

O plano de mobilidade urbana visa dotar as cidades de infraestrutura para o transporte coletivo urbano, calçadas, ciclovias, além de focar o pedestre.

Vargem é uma cidade pequena, sem trânsito. No entanto, a frota municipal só tem aumentado. Segundo dados do Desetran, em julho de 2018, a frota de veículos licenciados na cidade chegava a 21.514. Porém, o fluxo é ainda maior devido a carros, motos e caminhões de outras cidades que se deslocam ao município. Ainda assim, considerando apenas o número de veículos licenciados em Vargem, se chega a relação de um veículo a cada dois habitantes, uma vez que estimativas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam que o município conta com aproximadamente 39,5 mil habitantes.

É preciso pensar nas vias da cidade, seus gargalos de trânsito, direcionar essa expansão e proporcionar vias mais agradáveis ao deslocamento das pessoas, favorecendo mais o tráfego de bicicletas, incentivando o uso do transporte coletivo e a caminhada. Tornando as vias públicas mais bonitas, arborizadas, ordenando o fluxo urbano, Vargem Grande do Sul vai ganhando em qualidade de vida, atraindo mais moradores e incentivando o cuidado com a cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui