Horário de Verão termina neste sábado, dia 16

Com fim do horário de Verão, relógio deverá ser atrasado em uma hora. Foto: Tadeu Ligabue

O Horário Brasileiro de Verão terminará às 23:59 desse sábado, dia 16. Na ocasião, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. O horário de verão, que geralmente tem início em outubro, teve início às 0h do dia 4 de novembro, e durou 105 dias.

Em dezembro de 2017, o ex-presidente Michel Temer (MDB) assinou um decreto adiando o início do Horário de Verão de outubro para novembro devido às eleições.

O Horário de Verão é adotado por todos os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante o verão e a primavera, com o objetivo de ajudar no racionamento de energia elétrica, já que nesse período a luminosidade dos dias é mais longa, diminuindo a demanda do consumo de energia das 18h às 21h.

Elektro

À Gazeta de Vargem Grande, a Elektro, concessionária que atende Vargem Grande do Sul, reforçou a importância do consumo consciente com o fim do horário de verão. “Chega ao fim a 49ª do Horário de Verão. Nas 228 cidades atendidas pela Elektro nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, o aproveitamento da luz natural pela população diminuiu a demanda no horário de pico, das 17h30 às 20h30. Com o fim do Horário de Verão, a demanda na hora da ponta elevará. Por isso, listamos uma série de dicas para reduzir o consumo, sem comprometer o conforto de seus clientes”, informou a empresa. “Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição ‘verão’, onde o consumo será cerca de 30% menor. Substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%; quando o uso do ar condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas. A dica é programar a função timer para desligar no começo da manhã e configurar a temperatura de 23º, que mantém o ar numa temperatura agradável e não provoca esforço do equipamento”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui