Prefeitura procura voluntários para castrações de animais na cidade

0
574

A Prefeitura de Vargem Grande do Sul está realizando o cadastro de voluntários para auxiliar na campanha de castração de 1,5 mil animais em situação de rua no município. Segundo o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), inicialmente serão castrados os animais de rua sem dono, e em seguida, os animais de rua que possuem donos sem condições para fazer a castração.

Das 1,5 mil castrações, 80% será realizada em cães e 20% em gatos. Além dos voluntários, que têm o objetivo de indicar os animais em todos os bairros da cidade, as castrações serão acompanhadas pela Associação dos Amigos dos Animais (AAMA) e ex-integrantes do Focinho Geladinho. O cadastro deve ser realizado pelo Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone 3641-9034.

A castração de animais é uma reivindicação constante do vereador Wilsinho Fermoselli (DEM) e da Gazeta de Vargem Grande, que desde a suspensão desse serviço em 2016, cobra e questiona a retomada dessas esterilizações de cães e gatos na cidade.

Na antiga sala de atendimento veterinário Antônio Bertoloto, que era mantida pela prefeitura, em 2015 foram realizados 224 atendimentos e 138 castrações; em 2016 foram 294 atendimentos e 63 castrações e em 2017 foram 139 atendimentos no período de 23 de janeiro a 27 de abril.

Em resposta a requerimento do vereador Wilsinho no início de 2018, Amarildo relatou que não há mais castração na cidade por causa da interdição da sala pela Vigilância Sanitária, pois o espaço não possuía estrutura para a realização de determinados procedimentos, como castrações, além de citar a falta de recursos financeiros. Na época, a Prefeitura informou à Gazeta que pretendia realizar 500 castrações no ano, o que não aconteceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui