Casos de dengue confirmados na cidade aumentam

Ministério da Saúde alerta sobre sintomas da dengue, zika e chikungunya. Foto: Ministério da Saúde

O número de pacientes com dengue em Vargem Grande do Sul cresceu na última semana. A cidade já totaliza nove casos da doença confirmados em 2019, sendo oito autóctones – contraídos no município – e um caso importado, até essa sexta-feira, dia 1º. O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) publicou um vídeo em sua página do Facebook pedindo o apoio da população para a eliminação de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, até o dia 22 de fevereiro foram notificados oito suspeitos e até então, três eram positivos, sendo dois importados e um autóctone. Em sete dias, o número de casos confirmados na cidade triplicou.

Segundo o Departamento de Saúde, os bairros vargengrandenses que tiveram casos de dengue foram Jardim Santa Marta, Cohab V, Jardim Santo Expedito, Jardim Paulista, Jardim Dolores e Fazenda Campo Vitória. O Departamento ainda informou que o diretor da Vigilância Sanitária, Alessandro de Souza, foi até a fazenda, reuniu os moradores e os orientou sobre como evitar os focos de dengue, além de tirar os criadouros do local. Nos bairros, quem faz a orientação são os agentes comunitários do departamento, que passam nas residências uma vez na semana.

De acordo com o informado, a Saúde junto com a Vigilância Sanitária está tomando as medidas necessárias para combater a dengue e fazendo a busca ativa para averiguar se há necessidade do uso do fumacê nos bairros.

Em São João da Boa Vista, segundo o Setor de Vigilância Municipal Epidemiológica, há o registro de 35 notificações. Deste total, 21 pessoas apresentaram resultados negativos. Até o dia 1º de março, foram confirmados oito casos, sendo cinco autóctones e três importados. O Departamento de Saúde de São João informou que outros cinco pacientes aguardam pelo resultado dos exames.

O boletim emitido pelo Ministério da Saúde na terça-feira, dia 26, trouxe que o número de casos prováveis de dengue registrados no Brasil até dia 2 de fevereiro, aumentou em 149% do mesmo período de 2018, passando para mais de 54 mil casos prováveis. De acordo com o boletim, a região Sudeste concentra 60% do total de casos registrados no país em 2019. Só no Estado de São Paulo, o número passou de 1.450 para 17 mil casos prováveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui