Uma decisão em conjunto

O futuro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itamar Della Nina Cerva começa a ser decidido nesta segunda-feira, dia 25. A prefeitura tem duas opções: ou conclui a obra e deixa o espaço apto ao atendimento ou dá uma outra destinação ao imóvel – desde que seja dentro da área da saúde.

Os gestores de saúde de todo país têm até o dia de 30 junho para solicitar ao Ministério da Saúde a readequação da sua rede física que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, que consta na portaria nº 3.583 de 16 de novembro, regulamenta alterações no decreto presidencial (nº 9.380/2018). A portaria permite que o poder público utilize estruturas de saúde concluídas para outra finalidade de assistência dentro da área da saúde, sem precisar devolver recursos federais.

Em Vargem, a UPA inaugurada pelo prefeito Celso Itaroti (PTB) no final de seu mandato, foi fechada semanas depois, pelo atual prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), após um relatório da Vigilância Sanitária, que apontou uma série de problemas na unidade.

Gastou-se muito dinheiro público em uma unidade que nunca atendeu os pacientes de maneira adequada e de acordo com as contas do Executivo careceria de mais R$ 1 milhão para ser colocada em funcionamento. Assim, a prefeitura começa o debate com a população e o Conselho Municipal de Saúde sobre o que será feito com este imóvel.

Esta é uma boa oportunidade para que os moradores coloquem ao Departamento de Saúde, ao Conselho de Saúde e à prefeitura suas necessidades. Basta que todos participem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui