Prefeito e vereadores participaram de Marcha em Brasília

Felipe, Célio, Wilsinho e Alex na chegada a Brasília

A 22ª Marcha em Defesa dos Municípios, que reúne gestores de todo país, aconteceu essa semana, em Brasília (DF), e se encerou na quinta-feira, dia 11. Estavam presentes o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) e os vereadores Célio Santa Maria (PSB), Wilsinho Fermoseli (DEM), Alex Meglorini Mineli (PRB), Felipe Gadiani (MDB) e Carlos Eduardo Scacabarozi, o Canarinho (PSDB).

O ponto principal dessa discussão foi o repasse de recursos para os municípios. As prefeituras se queixaram que têm cada vez mais obrigações e menos ajuda federal, fazendo com que as prefeituras fiquem com o mínimo do que é arrecadado pelos municípios. Outros temas como a reformulação do Programa Mais Médicos, a Reforma da Previdência e a exploração da Amazônia também foram discutidos.

A Cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), presidentes da Câmara e do Senado, governadores e vários ministros.

A Gazeta de Vargem Grande pediu para que as autoridades municipais presentes fizessem uma avaliação. O vereador Alex fez uma avaliação positiva do evento. “Além de poder fazer as solicitações nos gabinetes dos deputados federais de verbas parlamentares para nossa cidade, podemos acompanhar na Marcha os temas que estão sendo discutidos no próprio Congresso Nacional e que interessam não só Vargem Grande, mas todo Brasil, tais como a questão da reforma da previdência e do pacote anticrime, ouvindo pessoalmente dos Ministros Paulo Guedes e Sergio Moro a exposição de seus argumentos. Foi muito bom”, disse o vereador.

Para o vereador Wilsinho foi um encontro muito importante. “Das que eu já participei, esta foi uma das mais proveitosas, pois os debates com ministros foram muito esclarecedores, especialmente as com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que destacou a importância de enxugar e investir mais nos municípios, uma vez que muitos estão sucateados. Também destaco o ministro Sérgio Moro, da Justiça, que colocou o trabalho que fez e de sua expectativa de punição de culpados para os crimes de corrupção. Valeu pela troca de experiência, porque tivemos a oportunidade de conhecer ali outros prefeitos e outros vereadores que nos passaram os trabalhos que desenvolvem em seus municípios”. Wilsinho ainda destacou que teve a oportunidade de visitar, fora das plenárias, gabinetes de deputados e o que mais destacou foi a visita ao gabinete do deputado federal Luís Flávio Gomes (PSB).

Para Felipe Gadiani, o maior objetivo da CMN é de consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar a entidade em referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas técnicas e políticas que visem a excelência na gestão e à qualidade de vida da população. “Resumindo tudo, querem que saia mais investimentos da União e Estados e sejam melhor distribuídos para os municípios de todo país. Mais Brasil e menos Brasília”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui