Tilápias e patingas serão atrações do 4º Torneio de Pesca

0
349
A Patinga é a novidade neste ano no torneio. Foto: Globo Rural

As tilápias são peixes conhecidos por todos os pescadores. Originária da África encontrou no clima tropical do Brasil um ambiente ótimo para sua expansão, sendo hoje um dos peixes mais pescados e consumidos no país, dado à facilidade de reprodução e sua carne saborosa.

Na Sexta-Feira Santa, dia 19 de abril, quando acontece o 4º Torneio de Pesca na represa Eduíno Sbardellini, os aficionados da pesca, bem como os marinheiros e marinheiras de primeira viagem, que nunca pescaram um peixe, poderão tentar a sorte e ser bem-sucedidos, pois a prefeitura municipal de Vargem Grande do Sul vai soltar nos dias que precedem o torneio, 1.200 kg de tilápias, pesando entre 800 g e 1 kg.

São peixes que poderão ser pegos com a tradicional massinha, vendida nas casas de pesca da cidade. Também podem ser fisgadas no bichinho, na minhoca e no milho. No dia, algumas lojas de pesca deverão distribuir massinha aos pescadores presentes.

A novidade deste ano é a patinga, peixe híbrido, bom de briga, que vem do cruzamento do pacu com a pirapitinga da Amazônia, podendo passar dos 20 kg. A prefeitura adquiriu 300 kg de patinga, pesando entre 1,5 kg a 2 kg, que serão soltas na represa. Ela pode ser pega na massa, salsicha, mortadela, ração na pinga, fígado, guelra de tilápia, dentre outras.

Paralela à pesca, as pessoas que forem à represa do Rio Verde na Sexta-feira Santa, encontrarão um ambiente gostoso, com muitas famílias, parque para as crianças brincarem, congraçamento e diversão.

Como á hábito comer peixe na Sexta-Feira da Paixão, um dos motivos que levou a administração municipal a realizar a compra dos peixes e o torneio, foi poder propiciar principalmente às famílias de baixa renda, pegar um peixe e garantir o seu almoço.

Segundo informações do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, o início do torneio será às 7hs e o término às 11hs. As pessoas que forem de carro poderão estacionar no local e ficar aguardando. Não será permitido o início da pesca antes do horário. Como no ano passado, haverá sorteio de vários brindes oferecidos pelas empresas da cidade e premiação para quem pegar o maior peixe, a maior quantidade, a melhor estória de pescador, a maior diversidade de peixes e o melhor traje de pescador ou pescadora.  Poderão concorrer os pescadores nas categorias mirim, jovem, mulher, homem e melhor idade.

A pesca é aberta a todos os presentes, não precisando de carteirinha, mas os pescadores terão de seguir algumas regras, como utilizar até três varas de pesca simples, com um anzol e até dois molinetes ou carretilhas. Poderão levar equipamentos de conforto (banco, cadeira, guarda sol) e será permitido o uso de iscas naturais ou artificiais. Não será permitido o uso de forquetes, espinhéis e pesca no rela, ou na passada usando forquetes ou mais anzóis. O pescador poderá fazer uso moderado de ceva do tipo ração animal.

A administração municipal pede que todos respeitem e não pesquem esta semana na represa, devido aos preparativos do torneio. A Guarda Municipal fará intensa fiscalização nos dias e noites em que preceder a pescaria, durante a soltura dos peixes e se alguém for pego pescando, será autuado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui