Morador relatou problemas de demora em atendimento no PPA

No dia 13 de março, a Gazeta de Vargem Grande foi procurada por um usuário do Posto de Pronto Atendimento (PPA) Alfeu Rodrigues do Patrocínio. Ele disse que estava no PPA desde às 9h30 aguardando atendimento para a filha e que tinha gente esperando desde às 8h. Segundo o morador, os pacientes só haviam passado pela pré-consulta e apesar de ter médico, ninguém havia sido chamado.

Disse ainda que uma pessoa passou mal, desmaiou e quem socorreu foram os pacientes, alegando que os funcionários não fizeram nada. Ele teve que ir embora com a filha que estava com suspeita de pneumonia. Outra queixa do morador é que durante à noite não estavam fazendo exames de raio x e ele estava com o encaminhamento desde às 22h.

Diante do relato do morador, a Gazeta entrou em contato com a prefeitura, que respondeu às perguntas apenas no dia 5 de abril, 23 dias depois da solicitação da reportagem.

A prefeitura informou que o PPA é uma Unidade de Pronto Atendimento para urgências e emergências, sendo que no atendimento são priorizados os casos mais urgentes, pois estes são atendidos de forma prioritária e pode ocorrer que os casos menos prioritários sejam atendidos posteriormente, “o que algumas vezes não é aceito pelo paciente e como não foi fornecido o nome do paciente, não podemos responder com precisão”, ressaltou a prefeitura em resposta à reportagem.

No tocante ao raio-x, o Departamento de Saúde explicou que todos os casos que necessitem deste exame com urgência durante a noite são encaminhados para o hospital. Nos casos em que o médico entender que não há urgência são encaminhados no dia seguinte.

Conforme informou a prefeitura, no dia citado, não houve falta de médico, pois o PPA mantém dois médicos de atendimento de frente todos os dias até as 23h. A partir das 23h, o plantão é realizado por um profissional médico, pois a demanda nesse período é pequena.

Terceiro médico

O Departamento de Saúde informou que desde o início de abril está realizando levantamentos de atendimento no PPA nos últimos meses, levando em consideração o fluxo de atendimento de cada dia da semana e também por hora. O objetivo, conforme ressaltou no dia 5, é observar o volume de atendimento para analisar a necessidade de colocação de um terceiro médico em alguns dias da semana.

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