Univesp abre inscrições para o vestibular na terça, dia 14

O presidente da Univesp, Rodolfo Jardim de Azevedo, ao lado da secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. Foto: Univesp

Serão ofertadas mais de 5 mil vagas em mais de 180 polos de 155 municípios; Para Vargem são 20 vagas para Licenciaturas

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre nesta terça-feira, dia 14, as inscrições para 5.120 vagas do vestibular 2019, destinadas a 183 polos de 155 municípios do Estado (capital, litoral e interior), o maior processo seletivo em extensão territorial. Serão oferecidas as Licenciaturas em Letras (novo curso), Matemática e Pedagogia. As inscrições terminam no dia 21 de junho, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. O início das aulas está previsto para 12 de agosto. Em Vargem Grande do Sul, serão 20 vagas.

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 49,00. Para participar basta ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. Nos três primeiros dias, de 14, às 15h, até 17, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º Semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; ou que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

O exame será realizado no dia 14 de julho, às 13h, de forma presencial. A lista completa dos locais da prova também estará disponível no site vestibular.univesp.br a partir de 10 de julho. O gabarito será divulgado a partir das 23h59 do dia 14 de julho, no site do vestibular.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o planejamento do vestibular levou em consideração a demanda dos municípios, vocação regional e número de habitantes. “O vestibular do segundo semestre de 2019 será o de maior alcance territorial. A atual gestão está pautada em garantir uma educação de qualidade. Com a nova reformulação da Univesp, a partir de 2020, a oferta de vestibular será em todos os 330 polos. A universidade ampliará o leque de cursos e haverá crescimento de forma planejada e organizada”, ressalta.

Mudanças

Outra novidade para esse processo seletivo é reformulação da proposta educacional. Os ingressantes nas licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O aluno terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirmou o presidente.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui