Vargengrandenses participaram de Conferência de Saúde

As representantes de Vargem na Conferência

Três vargengrandenses participaram da Conferência Macro Regional da Saúde, que aconteceu na quinta-feira, dia 8, em Campinas. Thaisa Pavan Oliveira, Marcela Guerreiro e Vanessa Sanches, membros do Conselho, participaram do encontro em que membros da sociedade avaliam a situação de saúde da população e os serviços prestados, além de propor diretrizes para formular a política nacional de saúde até 2023.

Essas conferências são realizadas em etapas municipal, estadual e federal, sempre no primeiro ano de cada governo para subsidiarem a construção do Plano de Saúde dos próximos anos.

Segundo Thaisa Pavan, durante a conferência todos se dividiram em grupos para abordar quatro eixos diferentes, sendo eles o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde, a função reguladora do Estado na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), a resistência do SUS frente às formas restritas do financiamento e a participação social, como cidadania, ética, direitos e deveres para a emancipação do coletivo. “Dessa discussão saíram diretrizes para serem debatidas na conferência estadual e posteriormente na conferência nacional”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui