Departamento de Saúde faz campanha contra o câncer bucal

Equipe da prefeitura no atendimento à saúde bucal. Foto: Prefeitura

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Saúde iniciou a campanha contra o Câncer Bucal. A iniciativa segue até o dia 31 de maio. Idosos acima de 60 anos deverão comparecer de segunda a sexta-feira, nos horários dos atendimentos odontológicos dos postos.

As unidades de Saúde que estão fazendo o atendimento são Natalino Aliende (Jardim Dolores), Arcelino Anadão (Jardim Paulista), Benedito Martins (Santa Marta) e o Centro de Especialidades Odontológicas, (CEO), na Vila Santa Terezinha.

O Câncer Bucal é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tipo de câncer mais frequente no gênero masculino da região Sudeste, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em 2018, o Inca estimou 14.700 casos, sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres.

Ainda de acordo com o Inca, para evitar o câncer de boca, o indivíduo não deve fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, manter boa higiene bucal, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral e evitar exposição ao sol sem proteção solar.

Os sintomas frequentes são lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço; e rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados, os sintomas são dificuldade de mastigação e de engolir; dificuldade na fala; sensação de que há algo preso na garganta; dificuldade para movimentar a língua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui