Yeah! Nós temos burguers!

Seja feito de carne, frango ou até mesmo vegano, o hambúrguer é um sanduíche bastante amado. Tanto, que nesta terça-feira, dia 28, é celebrado o Dia do Hambúrguer, data para festejar um dos lanches mais consumidos e apreciados pelo mundo todo. E a Gazeta de Vargem Grande vai comemorar a ocasião numa superparceria com lanchonetes e hamburguerias da cidade, sorteando dezenas de sanduíches na terça-feira.

Origem

A história do hambúrguer, que começou com um bolo de carne, tem início por volta do século XII, com os povos tártaros, segundo reportagem da revista Superinteressante. Na época, quando eles colocavam pedaços de carne embaixo das selas dos cavalos e seguiam para todos os lugares e distâncias, o bife tornava-se uma espécie de pasta ao ser comprimido.

A técnica foi descoberta pelos russos anos depois. Chamado de “bife tártaro” na Alemanha, o hambúrguer começou a ganhar o carinho das pessoas em meados do século XV, quando recebeu o nome pelo qual é conhecido nos dias de hoje, em homenagem à cidade de Hamburgo, onde era bastante consumido.

De acordo com registros históricos, o hambúrguer chegou aos Estados Unidos apenas em 1880, onde o lanche se desenvolveu. Embora não há registro de quem criou o sanduíche, sabe-se que a primeira vez que a carne foi apresentada dentro de um pão foi em 1904, em uma exposição realizada na cidade de San Louis, em Missouri.

O primeiro restaurante a colocar o alimento em seu cardápio foi a rede Whiste Castle, fundada em 1921. Porém, a popularidade do lanche começou e segue até os dias atuais com a rede McDonald’s, fundada em 1955 em San Bernardino, na Califórnia.

No Brasil, o hambúrguer chegou pelo americano Robert Falkeburg, que em 1952 abriu a primeira loja da rede Bob’s, no Rio de Janeiro. Acompanhado de sundae e milk-shake, as novidades ganharam a preferência dos cariocas em pouco tempo. Nos anos 90, o McDonald’s virou febre no país.

Mais recentemente, para atender às novas gerações de consumidores voltadas a uma alimentação mais saudável e menos calórica, a fabricação de hambúrgueres artesanais e gourmets ganhou o público. Com técnicas caseiras distintas das fabricações em fast-foods, além de espaço em bares, o novo hambúrguer também ganhou endereços especializados, chamados de hamburguerias. Pães sem glúten e recheios light e veganos podem ser pedidos sem medo.

Em casa

E para quem quiser arriscar os dotes culinários, segue uma receita de hambúrguer para fazer em casa:

Faça uma mistura de dois tipos de carne (525g de peito + 525g de fraldinha + 250g de gordura do peito) e peça para moer. Faça porções de até 180 gr cada uma e molde os hambúrgueres. Pré-aqueça a panela em fogo médio-alto por 5 minutos. Coloque o hambúrguer e em seguida coloque sal e pimenta por cima. Para um hambúrguer mal passado deixe 1min30 de cada lado, ao ponto 2min30 e bem passado 4 a 5 minutos de cada lado. Ao virar de lado, cubra a carne com o queijo de sua preferência. Quando estiver pronto, só colocar no pão e apreciar um autêntico cheeseburguer. Caso prefira, acrescente fatias de bacon, alface, tomate e deixe a imaginação fazer o trabalho.

Gazeta vai sortear 39 sanduíches

Em sua página no Facebook, @gazetavg, a Gazeta de Vargem Grande irá sortear na terça-feira, dia 28, 39 hamburguers de lanchonetes parceiras do jornal. Basta o internauta clicar e compartilhar a postagem da promoção para concorrer a deliciosos hamburgueres preparados por estabelecimentos adorados pelos vargengrandenses como Biro’s Lanches, Cachaçaria João e Maria, Confraria, Faconi’s Lanches, Ivete Lanches, Kioske Lanches, Kito Lanches, Paladares du Chef, SBB Acoustic Bar, Serginho Lanches, Tênis Clube e Walter Lanches.

Para quem não resiste a um hambúrguer ou não quer esperar até o sorteio da Gazeta de Vargem Grande, a cidade conta com dezenas de lanchonetes e hamburgueria que oferecem os mais deliciosos lanches.

As opções são inúmeras. Tem hambúrguer gourmet, rodízio, estabelecimento onde você monta o próprio lanche, sanduíches de tamanho diferenciado, enfim… É só escolher e ir até a lanchonete. Ou ainda ligar ou mandar uma mensagem e esperar o hambúrguer no conforto de sua casa.

Confira aqui ao lado, as lanchonetes e hamburguerias parceiras da Gazeta de Vargem Grande.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui