Neste sábado, tem vacinação contra sarampo e febre amarela

O Departamento de Saúde realiza neste sábado, dia 29, o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Vargem. A iniciativa é focada em pessoas entre 15 a 29 anos e segue até o dia 12. Neste sábado, as vacinações serão feitas no Centro de Saúde e nos postos de saúde da Vila Polar e Jardim Dolores, das 8h às 17h.

Além disso, será feita a intensificação da vacina de Febre Amarela neste mesmo período, mudando somente a faixa etária para qual se destina a vacinação, que é a partir de 9 meses de idade. A vacina de febre amarela será intensificada em todo o estado de São Paulo.

Segundo o Departamento de Saúde, é importante salientar que há uma epidemia de sarampo na cidade de São Paulo e os casos podem ser importados da capital, devido ao grande fluxo de viagens do interior para lá. Por isso, é de extrema importância, que dentro da faixa etária estabelecida, todas as pessoas não vacinadas se vacinem, para evitar uma epidemia em Vargem. Além disso, por mais que a febre amarela não esteja em estágio alarmante como o sarampo, também é necessária a prevenção da população. Para se vacinar é preciso levar a carteira de vacinação e cartão do SUS.

Casos

Em 2019, até o início de junho, o Estado registrava 51 casos confirmados de sarampo, com o mesmo vírus que circula na Europa e Índia, por exemplo. Em 2018, SP registrou três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas.

Diante de toda notificação de caso suspeito de sarampo, as prefeituras realizam ações de bloqueio ampliado para contenção de eventuais surtos, com apoio técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual e com base em diretrizes do Ministério da Saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui